MENU

25/07/2022 às 17h25min - Atualizada em 25/07/2022 às 17h25min

Missa com dom Francisco encerra festejo de Santa Ana hoje em Montes Altos

João Rodrigues
Festejo de Santa Ana, em Montes Altos, termina hoje - Foto: Divulgação
 
Montes AltosEncerra-se na noite de hoje (26), com a celebração de uma missa especial pelo bispo diocesano dom Francisco Lima, o festejo em honra a Santa Ana, padroeira de Montes Altos.
  
Em sua fala aos fiéis, dom Francisco lançará a segunda edição do Círio de Nazaré de Montes Altos, programado para setembro.

No dia da padroeira, quando a cidade costuma receber devotos de toda a região, a expectativa é de grande público na celebração Eucaristica. O ponto alto da programação será a procissão pelas ruas da cidade e a missa solene na praça da matriz, uma tradição que foi resgatada pelo padre Luzimar Moura, pároco da igreja matriz de Santa Ana. O espaço público foi reformado pela prefeitura e um altar erguido em frente a igreja foi uma das novidades deste ano.

Além da parte religiosa que visa fortalecer os fies na fé, também teve este ano a programação cultural do pátio com música ao vivo, movimento de barracas e show de prêmios, cujo prêmio principal será um automóvel Kwid da Renault 2022 0km. O valor do cupom que dá direito a participar do sorteio é de apenas R$ 10.

Padre Luzimar Moura avaliou o festejo de forma muito positiva, com a grande participação de fiéis todas as noites nas missas e programação cultural.

Em sua homilia na missa de domingo à noite, padre Luzimar ressaltou a fé na padreira. Ele contou que uma moradora da cidade pediu a Deus, pela intercessão de Santa Ana, pela saúde de seu filho e foi atendida. Todos os anos ela participa da celebração no dia da padroeira.

“Ontem falei aos fazendeiros, mas deixei exatamente para hoje para falar por causa do tema da oração. Novamente o caso da Neiva: o filho desenganado pelos médicos, a família voltou triste para casa, triste e desesperada porque a médica disse que não tinha mais jeito, e amão já vindo de uma família da tradição de oração achou na oração de intersecção a Santa Ana, a mãe de Nossa Senhora, a cura esperada”, disse o padre.

Luzimar acrescentou que “(...)naquela noite adormecida, Neiva sonhou com uma senhora que chegou até ela com o nome do remédio que ela deveria dar ao filho e ao acordar ela escreveu o nome do remédio e foi em busca do medicamento. Hoje o filhinho está vivo, forte e feliz, um exemplo de oração da contemplação, da intercessão a Santa Ana”.

O sacerdote reforçou o convite a todos os fiéis da cidade e região para participar do encerramento do festejo.

Dom Francisco também convidou a todos para a festa de Santa Ana, ocasião em que ele vai lançar o Cirio 2022.

Esposa de São Joaquim, Santa Ana era da família de Davi e morava em Jerusalém. Teve uma vida de muitas lutas, sofrimento como foi a dificuldade para gerar filhos, mas foi abençoada com uma filha que acabou sendo a mãe de Jesus Cristo.

“Joaquim peregrinando pelo deserto recebeu a visita de um anjo que lhe anunciou o milagre da fertilidade, pois Deus atendeu as preces do casal de devoto terem mantido sua fé. Então nasceu Mirian “Senhora da Luz: que em latim quer dizer Senhora”, portanto, Santa Ana é mãe de Maria e avó de Jesus”, diz trecho de um texto sobre a vida de Santa Ana distribuído pela igreja.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »