MENU

08/09/2023 às 18h20min - Atualizada em 08/09/2023 às 18h30min

Montes Altos realiza a terceira edição do Círio de Nazaré

João Rodrigues
Foto: Divulgação
 
Mntes Altos – A 3ª edição do Círio de Nazaré de Montes Altos, uma das maiores festas religiosas das Regiões Sudoeste e Sul do Estado, chega ao fim neste domingo (10) com a procissão do Círio e Missa campal presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco Lima Soares. O tema deste ano é “Maria, Mãe dos pobres e oprimidos”.

Desde a abertura com a Missa de apresentação do “novo’ manto que a paróquia vem recebendo todas as noites fiéis para as novenas e santa Missa com padres convidados de outras paróquias e até dioceses vizinhas.

A programação para este sábado tem como ponto alto a “Procissão Luminosa”, um dos momentos mais aguardados pela população católica. Neste domingo a procissão do Círio percorre ruas e avenidas da cidade passando por residências onde os moradores montam pequenos oratórios e fazem preces e reverência a Nossa Senhora.

O Círio 2023 traz novidades como a revitalização da igreja matriz, que ganhou nova iluminação e reparos técnicos, entre outros e a realização do pré-Cirio, mas o ponto alto do evento religioso é o fortalecimento da fé dos fiéis e devotos.

“Quero deixar meu agradecimento ao padre Luzimar por participar deste momento bonito e solene e ao mesmo tempo me dirigir ao povo desta paróquia que tem demonstrando grande perseverança e grande devoção. Os ensinamentos de Deus são bem vivenciados por Maria Santíssima e traz grandes ensinamentos para cada um de nós pela sua maneira de ser e de viver”, disse o frei Deusivan dos Santos, pároco da paróquia de São Francisco de Assis, em Imperatriz, durante celebração na noite da última quarta-feira(5).

Diante de informações que obteve durante as “desobrigas” na zona rural chamada pelos moradores como sertão, no período de preparação do Círio, padre Luzimar Moura reuniu alguns relatos de curas e milagres que estão sendo apresentados na missa. Todos eles vão virar livro para a edição de 2024.

Todos os relatos de milagres vêm comovendo e fortalecendo a fé dos católicos de Montes Altos. Um dos casos que mais chamaram a atenção é do menino Pablo, que foi curado a partir de promessa feita pela sua avó que aparece em fotos participando de edições anteriores do Círio levando o menino (com deficiência física) nas costas amarrado com lençóis e na apresentação do relato, na paróquia, ele estava de pé sem apresentar qualquer deficiência.

O padre Luzimar disse que o Cirio vem sendo muito especial e os relatos de milagres estão surpreendendo e aumentando a fé das pessoas. “Está todo mundo muito surpreso aqui com estes relatos. Nossa Senhora tem feito muita coisa boa na vida de muita gente”, encerrou o sacerdote.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »