MENU

11/09/2023 às 19h24min - Atualizada em 11/09/2023 às 19h30min

Procissão e Missa Campal, com Dom Francisco Lima, encerram Círio de Nazaré de Montes Altos

A Imagem Peregrina saiu do Bairro Aeroporto, percorrendo ruas centrais, por meio de manifestações, nas portas das residências, de muita fé, encerrando na Igreja Matriz

Raimundo Primeiro
Fotos: João Maurício Martins
 
Montes Altos - Encerrada na noite de domingo, 10, a 3ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos, a 65 quilômetros de Imperatriz, com o tema “Maria, mãe dos pobres e oprimidos”. 

Após movimentada procissão pelas ruas centrais da cidade, foi celebrada missa campal, presidida por Dom Francisco Lima Soares, bispo da Diocese de Carolina, a qual Montes Altos é vinculado. 
Crianças, vestidas de anjinhos, ficaram sentadas num banco, defronte ao altar. Flores constaram da decoração da rua. Um cenário todo especial, montado pela Comissão Organizadora, com a Guarda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos, acompanhando tudo.

Às 19h31, a missa, realizada na porta da Igreja Nossa Senhora de Santana, padroeira do município, e em frente à Praça da Matriz, no Centro, foi aberta pelo padre Luzimar Moura da Luz, pároco de Montes Altos, ressaltando a importância do evento para os católicos da cidade e região, agradecendo as caravanas presentes, entre as quais a de Imperatriz, composta por senhoras do Clube de Mães, tendo à frente Maria da Conceição Medeiros Formiga, também integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI), fundado em maio deste ano.

Após a missa, marcada por muitos cânticos e emoção, foram feitos relatos sobre curas e milagres, com dom Francisco Lima aproveitando o momento para abrir, oficialmente, a quarta edição do evento, a ser realizada em setembro de 2024, conclamando autoridades e o público para prestigiarem o acontecimento, fortalecendo a fé e a devoção do povo montealtense. 

Foram nove noites de muitas atividades religiosas, com orações, visitas a Imagem de Nossa Senhora, movimento de barracas, com vendas de bebidas e comidas. No sábado, 9, penúltimo dia, foi realizada a Procissão do Translado do Círio de Nazaré de Montes Altos. Padres de várias paróquias da região celebraram missas. Na terça-feira, 5, o convidado foi frei Deusivan dos Santos Conceição, pároco da Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Centro de Imperatriz.

Em pé, na frente de sua residência, a dona de casa Aparecida Ferreira, comentou: “bonito, resido há vários aqui, participando de um grande momento”. Assim, durante todo o trajeto da procissão, coordenada pelo padre Luzimar, os montealtenses, paravam, em respeito, acenando, consolidando sua fé para com Nossa Senhora.

Evento marcante

“Um acontecimento marcante, com os fiéis saindo juntos em caminhada, percorrendo as ruas da cidade, com velas acesas, fazendo com Montes Altos se transformasse num grande ‘palco’ para o espetáculo que começa a despertar a atenção de católicos de outros municípios, vindas de estados vizinhos, caso do Tocantins, por exemplo”, disse no final da procissão, João Maurício Martins, paraense de Bragança, um dos coordenadores do Círio de Nazaré de Montes Altos, presente desde a primeira edição do evento, em setembro de 2021.

Vagtônio Brandão: “devoção reafirmada”

Representando o Governo do Estado, prestigiou o encerramento da programação Vagtônio Brandão, presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL).

“Que o governador Carlos Brandão possa apoiar, com mais consistência, esta festa religiosa tão bonita, que mostra a devoção em Nossa Senhora de Nazaré, não só povo de Montes Altos, mas de todas as pessoas participantes de momento tão singular, reforçando a fé, a confiança que têm em Nossa Senhora”.

Encerrando seu pronunciamento, Vagtônio Brandão não descartou a presença do governador Carlos Brandão no ano que vem, frisando que não medirá esforços no sentido de viabilizar a ida do chefe do Poder Executivo Maranhense ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos em 2024.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »