MENU

23/01/2024 às 17h32min - Atualizada em 23/01/2024 às 17h45min

Círio de Nazaré de Montes Altos ganhará “novos” ícones na edição deste ano

João Rodrigues
Reunião define novidades para o Círio de Montes Altos de 2024, que será em setembro - Foto: Divulgação
 
Montes AltosA quarta edição do Círio de Nazaré de Montes Altos será histórica e especial pela inclusão de alguns “novos” ícones da fé da católica, que foram integrados ao Círio de Belém ao longo de mais de dois séculos. Desde 2021 o Círio de Montes Altos vem acontecendo na segunda semana de setembro e reunindo centenas de devotos da Região Tocantina maranhense e de municípios de Estados vizinhos.

Em reunião realizada no último domingo (21), na casa paroquial do complexo de Santa Ana, a coordenação definiu o cronograma central do evento religioso que terá como novidades a inclusão da corda que representa um elo entre a imagem da santa e os devotos durante a procissão e o carro das promessas, veículo que recebe este nome por ser o local onde os devotos depositam os objetos que representam as graças por eles alcançadas pela intersecção de Nossa Senhora de Nazaré. Outra novidade é que serão dois e não apenas um, o número de carros que vai transportar as crianças vestidas de anjo.

“Dessas três edições, agora será a quarta edição, e será pela primeira vez que vamos ter a corda. Nas duas primeiras edições não podemos por causa da pandemia e na outra edição estávamos recomeçando, agora neste ano teremos a corda, o carro dos milagres, vamos distribuir melhor e colocar dois carros dos anjos e uma melhor distribuição deles e uma imagem mais forte da festa”, anunciou o padre Luzimar Moura da Luz, pároco da igreja de Santa Ana e coordenador-geral do Círio de Montes Altos.

Padre Luzimar adiantou que a comissão vai juntar todas as iniciativas que derem nas três edições anteriores e corrigir eventuais falhas também para fortalecer ainda mais a devoção a Mãe da Amazônia. Ele ressaltou que nas duas primeiras edições houve o problema da pandemia e na terceira uma reorganização sendo que este ano será uma festa maior com a inclusão dos ícones da fé e a expectativa de reunir maior quantidade de devotos.

Pela primeira vez o pré-Cirio será realizado fora da paróquia de Nossa Senhora de Santa Ana. Padre Luzimar anunciou na reunião que fará a celebração nas 12 comunidades rurais e mais sete pontos onde são celebradas as santas missas.

Os símbolos - Intregram os símbolos e tradições do Círio de Belém a imagem original, a imagem peregrina, o manto, a berlinda, a corda,  velas ou círios, carros de promessas, os anjos, cartazes, hinos, objetos de promessa, brinquedos de miriti e o almoço do Círio.

Praça Padre Chagas - O local do início da procissão do Círio é muito importante para a festa e este ano será a Praça Padre Chagas que está sendo construída em frente a comunidade de São João Batista, Vila Angical.  

Padre Luzimar disse que a construção da praça surgiu como um sinal de Nossa Senhora para a comunidade católica da cidade e região. A comunidade foi o local de partida da procissão da primeira edição do Círio de Monte Altos.

“Fizemos a procissão do primeiro Círio saindo da comunidade de São João Batista e pouco tempo depois chegou aqui o deputado João Marcelo, mostramos o espaço para ele e surpreendentemente votou e enviou para nós uma emenda para construção da praça através da prefeitura”, disse ressaltando que o sobrenatural por trás da história é que “A noite que Nossa Senhora dormiu lá na capela da comunidade e uma semana depois o deputado João Marcelo chegou lá enviado pela deputada Janaina Ramos e achou muito bonita a expressão de fé e religiosidade do Círio e providenciou os recursos para a construção da praça”.

O coordenador do Círio, Mauricio Martins esteve visitando a obra da praça Padre Chagas no último domingo e falou sobre o que achou no espaço.

“Esta praça tem uma grande importância no contexto do Círio por que chega aqui a procissão luminosa e sai a procissão do Círio de Nazaré para a igreja de Nossa Senhora de Santana. Então viemos aqui e estamos felizes porque a obra já está bem adiantada e o prefeito Domingos França nos garantiu que até junho entrega a praça para o povo”, disse Mauricio Martins parabenizando todos os envolvidos para a construção da praça e o empenho da prefeitura.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »