MENU

29/01/2024 às 16h20min - Atualizada em 29/01/2024 às 16h30min

Mostra Tarumã de Cinema aconteceu de 25 a 27 de janeiro

Evento levou cinema local e oficinas para Porto Franco

Da Assessoria
Foto: Divulgação
 
Porto Franco - Aulas, conversas e muita paixão pelo audiovisual inspiraram a Mostra Tarumã de Cinema, uma iniciativa realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo em parceria com a Escola de Cinema do Maranhão (IEMA), a Companhia de Teatro e Dança Arte Livre e a Prefeitura de Porto Franco, município que sediou o evento. 

Durante os três dias, visitantes da Mostra assistiram aulas e participaram de  rodas de conversa com cineastas, produtores e atores, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA).

A parceria com a Escola de Cinema do Maranhão-IEMA possibilitou que os inscritos com mais de 16 anos, com ou sem experiência na área do audiovisual, pudessem participar de oficinas com certificação de 12 horas. Foram oferecidas as oficinas “Elaboração de Roteiros e Projetos Audiovisuais”, ministrada pelo diretor, roteirista e artista 3D, Josh Baconi, e “Produção Audiovisual”, ministrada pelo produtor audiovisual Rodrigo Freitas, que também é diretor e idealizador da Mostra.

“O sentimento é de enorme realização, esse projeto foi muito sonhado. Porto Franco é minha cidade e meu sonho era contribuir para inspirar novos talentos do cinema onde cresci. Fiquei muito feliz e espero que a Mostra tenha mostrado a importância do cinema maranhense”, explicou Rodrigo.

O encontro também contou com uma masterclass do ator maranhense Alberto Danuzio, que tem mais de 25 anos de carreira e é formado pela New York Film Academy (NYFA), com um portfólio de filmes, novelas e mais de 200 trabalhos teatrais. A masterclass aconteceu no dia 26 de janeiro, na Companhia de Teatro e Dança Arte Livre.

No dia 27 de janeiro, a cineasta maranhense Rafaela Gonçalves, diretora de “De Repente Drag” (2022), bateu um papo com a arquiteta, cenógrafa e diretora de arte Virgínia Egito na roda de conversa “Caminhos do Audiovisual como Profissão”. O papo passou por temas como mercado, experiência e produção do audiovisual nos dias de hoje.

Na programação também foram exibidos filmes curta-metragem, animações e videoclipes de produção maranhense nos dias 26 e 27.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »