MENU

16/07/2023 às 18h51min - Atualizada em 16/07/2023 às 18h51min

Em Porto Franco, Governo entrega Beira-Rio, IEMA e anuncia unidades do Viva/Procon e Estação Tech

Da Assessoria
Secom / MA
Governador Brandão entregou e anunciou novas obras em Porto Franco (Foto: Gilson Teixeira)
  
Porto Franco - Com a finalidade de garantir mais desenvolvimento e qualidade de vida a Porto Franco, o governador Carlos Brandão cumpriu agenda no município para entrega de obras estruturantes nas áreas de educação e qualificação profissional, saúde, esporte e lazer, neste sábado (25). Na ocasião, Brandão também anunciou novas obras nas áreas de cidadania e conhecimento digital.

A visita do governador foi marcada pela entrega da primeira etapa da Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e assinatura da ordem de serviço para a construção da segunda etapa do Instituto. Carlos Brandão assinou, ainda, a autorização para a implantação de quatro cursos no IEMA: Estética, Assistente de Logística, Mecânico de Máquina Industrial, e Eletricista Industrial, no eixo tecnológico de controle e processos industriais.

Na oportunidade, Brandão inaugurou o prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, e entregou a revitalização da Orla de Porto Franco, que transformou o espaço público em um ambiente moderno e harmonioso com a natureza. A iniciativa visa promover o bem-estar dos cidadãos e o uso sustentável dos recursos naturais.

O projeto da Orla criou espaços para todas as idades, como quadra de vôlei, academia ao ar livre, playground e restaurante. A iluminação foi atualizada com luminárias LED, tornando o local agradável e seguro à noite. O investimento total do Governo do Estado do Maranhão foi de R$ 2,2 milhões. O governador destacou a agenda do dia como mais um êxito do Governo do Maranhão em fortalecer os laços com os municípios para o bem da população.

“Nós estamos nesta caminhada pelo Maranhão inteiro para a inauguração de mais 460 obras, e aqui em Porto Franco não é diferente, inauguramos a primeira etapa do IEMA, pavimentação de vias urbanas, a primeira etapa da Beira-Rio, que é uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, ou seja, nossas obras são sempre em parceria com os municípios, porque entendemos que em parceria e em unidade, a gente pode avançar”, afirmou Brandão.

Na ocasião, o governador anunciou a implantação de uma unidade do Viva/Procon, para ampliação de serviços de cidadania, e uma Estação Tech para fortalecer a educação tecnológica de crianças de jovens porto-franquinos.

“Aproveitamos para anunciar mais obras, porque quando a gente chega em um município, a gente inaugura uma obra e já vêm novas demandas, pois o nosso governo é de trazer avanços e benefícios à população. Além da obra da Beira-Rio, anunciamos a instalação de um Viva/Procon e de uma Estação Tech, e vamos discutir novos projetos com o prefeito Deoclides e vereadores, para que a gente possa avançar, mudar o aspecto e transformar a cidade em um cartão postal”, garantiu Brandão.

O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, falou do quão valioso é o apoio do Governo do Maranhão no desenvolvimento do município e, na oportunidade, pontuou algumas iniciativas estaduais que têm ajudado a suprir as necessidades da população em diversos setores.

“É uma parceria importante com o Governo do Maranhão. E como o governador Brandão tem falado, é unidade e parceria. A Prefeitura de Porto Franco se sente honrada e contemplada com essa visão de governo em trazer obras importantes como pavimentação, a revitalização da Beira-Rio, o IEMA, que vai qualificar os nossos jovens e os trabalhadores. Temos uma parceria importante, consolidada aqui na saúde, como leitos de UTI que salvam vidas, além dos programas do leite e do Restaurante Popular, e muitos outros”, pontuou o gestor municipal.

Para o coordenador do IEMA de Porto Franco, João Fernandes, a entrega da unidade é uma iniciativa importante que beneficia não só da cidade, mas de toda a região. 

“O Instituto Educacional chega para somar na educação e na qualificação profissional de Porto Franco e toda a região. Eu gostaria de lembrar que estamos inaugurando o nosso IEMA com quatro novos cursos que são os de Estética, Eletricista Industrial, Assistente de Logística e Mecânico de Máquina Industrial. Então, é algo que chega em um momento muito importante para toda a região, nós só temos agradecer ao prefeito e ao governador por trazer educação e qualificação profissional a todo o Maranhão”, disse o coordenador.

A professora Sariane Dourado expressou sua satisfação diante da iniciativa do Governo do Maranhão em revitalizar a orla do município.

“Nós estávamos precisando muito dessa revitalização, aqui é um cartão postal que ficou por muito tempo abandonado. A gente está muito feliz, ficou muito bonito. Com certeza, toda a população de Porto Franco tá achando muito boa essa obra. Eu gostaria de parabenizar o Governo do Estado e, também, o prefeito, a gente sabe que eles se preocupam em buscar e trazer esses recursos para a nossa cidade”, comemorou a educadora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »