MENU

12/01/2024 às 23h15min - Atualizada em 12/01/2024 às 23h30min

Inscrições abertas para a mostra de cinema Tarumã; evento acontecerá em Porto Franco dos dias 25 a 27

Andressa Algave
Foto: Divulgação
 
Acontecerá de 25 a 27 de janeiro em Porto Franco a Mostra Tarumã de Cinema, iniciativa promovida via Lei Paulo Gustavo em parceria com a Escola de Cinema do Maranhão (IEMA), a Companhia de Teatro e Dança Arte Livre e a Prefeitura Municipal de Porto Franco. A programação contará com oficinas, rodas de conversa e exibição de produções audiovisuais de todo o Maranhão. As inscrições foram abertas nesta quarta, 10 de janeiro, e vão até o dia 19 de janeiro.

A Mostra apresentará curtas-metragens, animações e videoclipes de diretores maranhenses. Inscritos com ou sem experiência no ramo poderão fazer as oficinas “Produção Audiovisual” e “Elaboração de Roteiro e Projeto”, com certificação de 12 horas emitida pelo IEMA. Será realizada a roda de conversa “Caminhos Profissionais no Audiovisual”, com o cineasta Josh Baconi, a cineasta Rafaela Gonçalves e o ator Alberto Danuzio, que também irá ministrar uma masterclass no dia 26. As exibições acontecerão no Polo Darcy Ribeiro, nos dias 26 e 27 de Janeiro. As oficinas acontecerão no IEMA Porto Franco, nos dias 25, 26 e 27.

A prioridade da iniciativa é promover um diálogo acessível e diverso de forma totalmente gratuita. O diretor da mostra e produtor audiovisual Rodrigo Freitas conta que o objetivo é inspirar o público. “Não é apenas para enriquecer o repertório cultural da cidade, mas também queremos inspirar novos talentos no campo audiovisual. Queremos democratizar o cinema maranhense e mostrar que tem muita potência e diversidade nas nossas telas”, explica o idealizador.

O senso de pertencimento inspira o nome do evento, que homenageia a árvore tarumã, tradicional da região amazônica. O tarumã, associado a suas flores coloridas e seus frutos atrativos para animais, virou símbolo da beleza botânica de Porto Franco e objeto de poesia do advogado e escritor portofranquino Waldemar Gomes no livro “Meu Pé de Tarumã Florido” (1997).

SERVIÇO

O que? Mostra Tarumã de Cinema
Quando? 25, 26 de 27 de Janeiro de 2024
Onde? Porto Franco-MA

Quem produz? Iniciativa via Lei Paulo Gustavo, em parceria com Escola de Cinema do Maranhão (IEMA), a Companhia de Teatro e Dança Arte Livre e Prefeitura Municipal de Porto Franco.

CONTATOS:
(98) 991549818 – Rodrigo Freitas – Diretor da Mostra

INSCRIÇÕES no endereço abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIp
QLSfUUS kiKkbRTB e9eA0CNn2XEMMh Epbdn2cZWfiXQlg1QriunQ/viewform

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »