MENU

03/05/2023 às 18h28min - Atualizada em 04/05/2023 às 00h00min

Schneider Electric contribui para a restauração da Catedral de Notre-Dame em Paris

A parceria inclui doações e compartilhamento de habilidades e soluções de gerenciamento de energia de última geração

SALA DA NOTÍCIA Tamires Rodrigues
https://www.se.com/ww/en/about-us/newsroom/news/press-releases/schneider-electric-contributes-to-the-restoration-of-notre-dame-cathedral-in-paris-64465647f45b6ee95500c274
Divulgação

A Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento e automação de energia, e a instituição pública responsável pela reconstrução da Notre-Dame de Paris assinaram um acordo de patrocínio no qual a Schneider se compromete a contribuir para a restauração da catedral por meio de doações e compartilhamento de habilidades.

O incêndio que danificou gravemente a catedral em 15 de abril de 2019 desencadeou uma onda de solidariedade da qual a Schneider Electric queria fazer parte. "É natural que a Schneider Electric participe desse tipo de ação para locais emblemáticos e de prestígio, como fizemos no passado para a Comédie-Française ou a Estação Antártica", enfatizou Gilles Vermot-Desroches, diretor de Cidadania e Assuntos Institucionais da Schneider Electric.

O compromisso da Schneider com a Catedral Notre-Dame de Paris é entregar sua excelência, seus equipamentos e soluções de última geração nas instalações elétricas. A Schneider Electric fornecerá todos produtos necessários para a infraestrutura do local: a estação transformadora, todos os gabinetes elétricos e painéis de disjuntores a jusante e seus componentes. 

O acordo também inclui um Sistema de Gerenciamento de Edifícios, o Building Management System (BMS), ou seja, todas as ferramentas para gerenciamento e controle de consumo de energia. Sensores, controladores, PLCs, barramentos de comunicação e software associado permitirão que os operadores da catedral ajustem o uso e o consumo de energia do local. A Schneider também está fornecendo um inversor, um quadro de distribuição e iluminação de emergência.

Além dos equipamentos, a Schneider Electric é responsável pela manutenção dos sistemas de distribuição elétrica do local, bem como pelo projeto, engenharia, comissionamento e programação dos sistemas instalados e pelo treinamento dos futuros usuários.

Cédric Larcher, gerente sênior de projetos da Schneider Electric da França, é responsável pela implementação e pelo acompanhamento do projeto. Acostumado a empreendimentos feitos sob medida em ambientes especiais, ele e sua equipe estão muito satisfeitos em trabalhar nesse projeto que, além de sua natureza prestigiosa, é tudo, menos comum. As razões para isso incluem o status de monumento histórico da catedral, que traz seus requisitos específicos, mas também sua escala, a logística, as restrições de espaço e acesso (escadas, porões, abóbadas, etc.) e a complexidade do trabalho.

"Para a Schneider Electric, participar da restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris não é apenas uma parceria técnica, mas também humana", disse Jean-Pascal Tricoire, presidente e CEO da Schneider Electric. "Ela nos dá a oportunidade de implantar nossas soluções de gerenciamento de energia mais inovadoras e seguras a serviço de um local emblemático, querido pelos cidadãos da França e do mundo. E esse projeto também é uma aventura humana para os funcionários que dele participarão."

"Agradecemos à Schneider Electric por seu apoio na restauração da Notre-Dame de Paris. Nutrir esse monumento é um grande desafio para o trabalho que permitirá a reabertura da catedral em 2024. Estamos muito satisfeitos por nos beneficiar das soluções inovadoras de gerenciamento de energia da Schneider, que permitirão que os futuros operadores otimizem o consumo desse recurso. Estamos comprometidos em integrar essas preocupações à restauração da catedral e temos o prazer de contar com esses avanços técnicos e o conhecimento a serviço do nosso patrimônio", disse Philippe Jost, vice-diretor-geral da instituição pública para a restauração da Notre-Dame.

Os trabalhos no local começarão em alguns meses e garantirão o fornecimento de energia. O Building Management System possibilitará o controle e a otimização do consumo de energia do monumento, trazendo inovações do século XXI para a catedral, um patrimônio mundial e uma obra-prima da arte medieval.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »