MENU

28/08/2023 às 07h06min - Atualizada em 28/08/2023 às 07h06min

Maranhão recebe pontos de observação astronômica para visualização do Eclipse Anular

MCTI e UFMA montaram os espaços que farão parte da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Da Assessoria
Imprensa/MCTI
Foto: Instagram astronomia_no_sertao

  
Numa parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) montou pontos de observação astronômica em quatro municípios maranhenses (Timon, Santa Inês, Grajaú e Alcântara) com telescópios dentro do Projeto Astronomia no Sertão. Os locais também farão parte da programação do 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece de 14 a 20 de outubro.

Para marcar a abertura da SNCT, no dia 14, quando acontece o Eclipse Anular, o MCTI e IFMA distribuirão 5 mil unidades de óculos com filtros especiais. Com os equipamentos, moradores, visitantes e comunidades indígenas, que já confirmaram participação, terão melhor qualidade de visualização do fenômeno. Além das quatro cidades citadas, outras oito do Norte e Nordeste do Brasil, dentro da linha de sombra do eclipse, farão parte do roteiro. 

Eclipse solar anular - Acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total. No Brasil, o último evento deste porte aconteceu em setembro de 2006, com visualização em áreas do extremo norte do Amapá.“Faremos do eclipse um grande evento para as pessoas apaixonadas pela astronomia. Essa é uma forma de aproximar a população da ciência e fomentar mais atividades e políticas públicas de qualidade na área”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do MCTI, Inácio Arruda.
 

Programação – Até o acontecimento do fenômeno natural em outubro, o IFMA estará com uma série de atividades que envolve estudantes, professores e agentes públicos.  “Haverá workshop para formação e treinamento de professores de ensino fundamental para condução na observação do eclipse; experimento de Erastóstenes e congresso de ensino em astronomia”, disse Rivelino Vilela, professor do IF, lembrando que a criação dos pontos de observação nas cidades maranhenses faz parte do lançamento do Projeto Astronomia no Sertão, da IFMA.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »