MENU

22/10/2023 às 07h48min - Atualizada em 22/10/2023 às 07h48min

Programa Conecta Startup é premiado no ranking da 100 Open Startups

Instituição destaca startups mais importantes para o mercado corporativo e líderes em inovação aberta.

Da Assessoria
Imprensa/MCTI
Foto: Divulgação/Imagem Softex

  
O Conecta Startup Brasil foi premiado na categoria “Top 10 Ecossistemas – Sistema S e Entidades Públicas” da 100 Open Startups, um dos principais rankings de inovação aberta da América Latina. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro. A diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sheila Pires, representou a pasta no evento.

O Conecta Startup é um programa de inovação aberta voltado ao aumento da densidade de startups nacionais por meio da conexão entre ideias e demandas reais do mercado. É uma parceria do MCTI, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Softex e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com foco em startups em estágio inicial, o Conecta estimula o empreendedorismo inovador em todas as regiões do país e busca solucionar demandas reais do mercado. Suas ações incluem desde a ideação, passando pela conexão, capacitação, mentoria e também acesso tanto ao mercado como a investimentos. Os projetos aprovados podem receber aportes de até R$ 90 mil.

“É um programa de abrangência nacional com atividades regionalizadas que visam aumentar a densidade do ecossistema de inovação. Acreditamos na inovação aberta como uma ferramenta de transformação das organizações e também do país. Por isso, queremos que o nosso vibrante ecossistema evolua e cresça cada vez mais. Foram mais de 900 inscritos e estar entre os Top 10 Ecossistemas em nossa categoria. É um importante reconhecimento do trabalho que temos realizado ao longo dos últimos anos”, avalia o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros.

Recentemente, o Conecta Startup Brasil divulgou a relação dos 100 grupos empreendedores/startups, e das 50 empresas de diferentes setores e portes selecionadas para participar do programa. A lista inclui, entre outras organizações, empresas como Gol, Vale, Natura, Copel, Citrosuco e Fiocruz. A ideia é que essas organizações mobilizem as equipes empreendedoras a partir dos 129 desafios reais mapeados em diferentes áreas consideradas prioritárias pelo MCTI, tais como Segurança Cibernética, Indústria, Biotecnologia, Saúde, Infraestrutura e Serviços, Energia, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Mídia e Comunicação; Resíduos e Saneamento.

Prêmio

O ranking 100 Open Startups destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em inovação aberta. Publicado desde 2016, o ranking tem como objetivo fomentar e medir a evolução dessa prática no Brasil e América Latina.

Com informações da Softex


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »