MENU

22/10/2023 às 08h00min - Atualizada em 22/10/2023 às 08h00min

Ibict lança editora na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Editora reflete a capacidade do país de passar o conhecimento para as próximas gerações, avalia diretor.

Da Assessoria
Imprensa/MCTI
Foto: Divulgação/Imprensa-MCTI (Pedro Pinheiro/ASCOM/MCTI)

  
Para marcar os 70 anos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou nesta sexta-feira (20) a Editora Ibict, área responsável pelas publicações científicas do Instituto. O evento ocorreu na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

“Até hoje, não tínhamos uma editora que pudesse canalizar e potencializar que essas publicações fossem feitas e sistematizadas para apoiar o desenvolvimento nacional, e a Editora Ibict vem justamente com essa função”, ressaltou o diretor Tiago Emmanuel Nunes Braga. “Nós estamos aqui criando um marco. Um marco que vai ser importante para nós enquanto pesquisadores, mas a partir disso, mostramos a capacidade da nossa unidade de pesquisa, do serviço público e do Brasil de criar informação, de criar tecnologia e, principalmente, de passar o conhecimento às novas gerações”, enfatizou.

O Ibict

Desde o início das atividades, em 1954, o Ibict conta com uma área de produção pujante, que se tornou uma das mais robustas casas editoriais em Ciência da Informação no mundo. “O Instituto nasceu a partir da demanda da Unesco, para que fosse criado um modelo mundial para organizar as informações. O Brasil foi o primeiro país a criar esse formato e a disseminar para outras nações”, ressaltou Tiago Braga.

Selo 70 anos

O Instituto aproveitou a ocasião para lançar o Selo Ibict 70 anos, que inaugura as comemorações. As atividades alusivas ao aniversário da entidade começam nesta SNCT e seguirão até a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2024.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »