MENU

21/10/2023 às 19h07min - Atualizada em 21/10/2023 às 19h07min

Semana de Ciência e Tecnologia promove Hackathon para combater desinformação sobre vacinação

A ação acontecerá em conjunto com a SECOM da Presidência da República e envolverá estudantes do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal.

Da Assessoria
Secom/PR
Evento vai reunir 80 estudantes do Centro de Ensino Médio Oeste, escola pública do Plano Piloto - Imagem: Divulgação

  
Uma atividade diferenciada agitará o sábado da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No dia 21 de outubro, 80 estudantes do Centro de Ensino Médio Oeste, escola pública do Plano Piloto, e do CED 02 do Paranoá, escola pública estadual, participarão de um Hackathon que terá como objetivo pensar soluções e estratégias para o enfrentamento à desinformação sobre vacinas nas escolas.

 

“O hackaton é uma iniciativa pioneira de educação midiática que propomos com o objetivo de dar aos jovens o protagonismo para pensar em soluções para um desafio central no contexto atual de enfrentamento à desinformação, que é a questão das vacinas”. (João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom)
 

O evento, que funcionará como um desafio escolar, acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e será promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio das secretarias de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC e Ciência e Tecnologia para Transformação Digital - SETAD, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM).
 

Os participantes serão divididos em grupos sob coordenação de mentores de organizações parceiras, como o Instituto Vero, Safernet Brasil, Instituto Palavra Aberta, Intervozes e Redes Cordiais.
 

De acordo com João Brant, Secretário de Políticas Digitais da Secom, a iniciativa busca sensibilizar os jovens sobre a importância do combate à desinformação de forma prática.
 

O QUE É - A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma ação do MCTI por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES). O evento trará atividades em universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, centros e museus, fundações de apoio à pesquisa, parques ambientais, secretarias estaduais de C&T, empresas e parques tecnológicos. Em Brasília, a SNCT será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e nas regiões administrativas do Distrito Federal com diversas atividades. Os eventos serão gratuitos e abertos à comunidade.
 

“O hackaton é uma iniciativa pioneira de educação midiática que propomos junto ao MCTI com o objetivo de dar aos jovens o protagonismo para pensar em soluções para um desafio central no contexto atual de enfrentamento à desinformação, que é a questão das vacinas. Vai ser interessante conhecer a perspectiva deles, que pode somar muito nas estratégias que estamos desenvolvendo.”
 

“A parceria para o Hackathon é de extrema importância para a SNCT, afinal de contas estamos falando de ciência. Precisamos desmistificar as ideias errôneas que foram construídas sobre a vacinação. Mostrar que vacinas salvam vidas!”, diz a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes.
 

O grupo que propuser a solução mais inovadora no Hackathon receberá a premiação no evento de lançamento do projeto Saúde com Ciência no dia 24 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, e será entregue pelo Zé Gotinha.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »