MENU

18/04/2023 às 22h26min - Atualizada em 18/04/2023 às 22h26min

Prefeito entrega chave da cidade a Dom Giovane durante instalação da nova Diocese de Araguaína

Além de Araguaína, outras 16 cidades formam o território administrativo da diocese que possui 22 paróquias

Da Assessoria
Ascom
Missa solene de Instalação Canônica da Diocese de Araguaína e posse do Dom Giovane - Foto: Marcos Sandes/Ascom
 
A solenidade de instalação da nova Diocese de Araguaína foi realizada na última sexta-feira (14). O ato cívico solene foi realizado no auditório da Faculdade Católica Dom Orione. O evento empossou o bispo Dom Giovane Pereira de Melo.

Na ocasião, o prefeito da cidade Wagner Rodrigues entregou uma chave para simbolizar a cooperação entre o Município e a igreja católica. “Essa chave que o senhor recebeu aqui não é apenas figurativa, é de uma responsabilidade grande, de uma parceria que teremos para conduzir o nosso povo. Seja muito bem-vindo, que o senhor possa continuar evangelizando, orando e fazendo o que sempre fez: o bem para o próximo”, ressaltou o prefeito.

Durante o evento, foi apresentada a história da cidade por meio da influência do catolicismo, o processo de instituição da Diocese, os elementos e cores escolhidas para a composição do brasão, o hino, além de músicas que representam a fé e o amor pela cidade.

 

Pastoral acolhedora

No ato cívico solene, o bispo Dom Giovane destacou que uma das características do seu trabalho pastoral será o acolhimento e expansão. “Teremos um olhar mais especial para as periferias da cidade, pois precisamos, como igreja, alargar a tenda, abrir espaço para acolher mais e abraçar a todos”, respondeu o bispo.
 

Nova Diocese

Araguaína antes pertencia à Diocese de Tocantinópolis, e a criação do novo território administrativo da Igreja Católica integra 17 municípios: Aragominas, Araguanã, Aropoema, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Novo Olinda, Palmeirantes, Pau d’Arco, Santa Fé do Araguaia, Xambioá e Wanderlândia.

A Diocese de Araguaína é formada por 22 paróquias, 18 padres diocesanos, 13 padres religiosos, 8 diáconos permanentes, 12 seminaristas e 15 religiosos. O prefeito também recebeu um selo formado pela imagem da Via Lago, a Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro e do bispo.

 

Missa Solene

Na tarde do último sábado (15), ainda foi realizada a missa solene de Instalação Canônica da Diocese de Araguaína e posse do Dom Giovane, na Catedral Provisória Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz São Sebastião), localizada no Bairro São João.

O prefeito ainda ressaltou a importância da parceria com a igreja católica para a realização de eventos que beneficiam a comunidade. “Ano que vem, a Igreja Católica com o apoio incondicional da Prefeitura fará a melhor e maior Via Sacra que já vimos aqui Araguaína”, disse Wagner.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »