MENU

27/03/2024 às 18h00min - Atualizada em 27/03/2024 às 18h15min

Diocese de Imperatriz divulga programação da Semana Santa

Raimundo Primeiro
Frei Deusivan Santos, da Paróquia São Francisco de Assis - Foto: João Maurício Martins
 
Na manhã desta quarta-feira, 27, a Diocese divulgou a programação da Semana Santa em Imperatriz, anunciando de que forma o período litúrgico será desenvolvido em igrejas católicas da cidade.
 
Na Catedral de Fátima, as atividades religiosas começam hoje, com a Missa do Crisma (Santos Óleos), às 9h. Mais tarde, às 19h, será celebrada a Missa da Ceia do Senhor. A informação foi passada a O PROGRESSO pelo pároco, padre Eliezer Cezar de Paiva.
 
FÁTIMA – Já na Sexta-Feira da Paixão do Senhor, na Catedral de Fátima, às 7h, será realizada a Via-Sacra pelas ruas do Centro. Na sequência, às 19h, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h. A Vigília Pascal vai ser no sábado, a partir das 19h.
 
De acordo com o padre Eliezer, no Domingo da Páscoa Ressurreição, na Catedral de Fátima, serão celebradas três Santas Missas: às 8h, às 11h, às 17h e às 19h.
 
“Vivendo a Semana Santa em preparação para a Páscoa do Senhor, nesta quinta-feira santa, 28 de março, às 9h da manhã, na Catedral de Fátima, acontece a MISSA DO CRISMA”.
 
 Na celebração, se abençoa o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e se consagra o Santo Crisma. Acontece, também, a renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo. A celebração será transmitida pelo youtube e facebook da diocese de Imperatriz.
 
APARECIDA – A programação a ser desenvolvida na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na rua São Paulo, no Entroncamento, terá a frente o padre Raimundo Nonato, pároco. Sobre a Semana Santa, diz: “É o momento em que todos os cristãos celebram e atualizam, em suas vidas, o Mistério da Morte e da Ressurreição do Senhor. Muitas vezes, se questiona o termo ‘Semana Santa’. Sim, mas porque Semana Santa?  Nesta semana, celebramos os mistérios da Paixão, Morte e Ressureição do Senhor. A figura central é JESUS CRISTO, o filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar. Por isso, esta semana é toda santa e abençoada”. 
 
Na Quinta-Feira Santa, será iniciado o Tríduo Pascal, com a celebração da Missa do Crisma, na Catedral de Fátima, às 9h. “Neste dia, celebra-se o Dia do Sacerdote e da Instituição da EUCARISTIA. Portanto, nesta manhã de quinta-feira, nosso Bispo, Dom Vilson, se reunirá, na Catedral de Fátima, para a celebração dos SANTO ÓLEOS, que são usados durante o ano, nas celebrações sacramentais do Batismo, da Crisma e dos Enfermos. Num segundo momento, todos os Sacerdotes presentes farão a renovação das promessas sacerdotais”, frisa o padre Nonato.
Padre Nonato anuncia que, na parte da tarde, em todas as paróquias, será celebrada a MISSA DA EUCARISTIA E DO LAVA PÉS, a partir das 19 horas. No final, depois da missa, serão realizados os vários momentos de Adoração a Jesus Eucarístico. 
 
Na Sexta Feira da Paixão, muitas Paróquias e comunidades fazem a via sacra. Algumas fazem pela manhã e outras à tarde. Mas as três horas da tarde, que foi a hora em que Jesus Morreu na Cruz, em todas as Paróquia será realizada a CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E DA ADORAÇÃO DO CRUZ DO SENHOR
 
“No Sábado Santos, será celebrada, em todas as paróquias, a VIGÍLIA PASCAL, que é o momento mais solene da semana Santa, em que vamos celebrar a passagem da morte de Jesus para a sua Ressurreição. Esta celebração, ocorre sempre a partir das 19 horas, no pátio da Igreja, em torno da Fogueira, onde o Sacerdote abençoe o fogo e, nela, acende o Círio Pascal, uma vela grande, que significa Jesus Cristo a Luz do Mundo. 
 
“Nesse momento, todos os fiéis acendem suas velas no Círio Pascal e, em procissão, entram na Igreja, que está de luzes apagadas, para que as velas e a luz do Círio sejam as luzes que iluminam a todos os homens. Em seguida, começa-se a cantar o canto da ‘Proclamação da Páscoa’.  
 
Durante esta celebração, haverá o momento da Renovação das Promessas Batismais, lembrando o dia em que nossos pais e padrinhos fizeram essa promessa por nós. Nesse momento todos, acendem novamente a sua vela no Círio Pascal e renovam suas promessas, em primeiro lugar, renunciando ao pecado e todo mal; e, depois, reafirmando a sua fé, no Mistério Trinitário: DEUS PAI + DEUS FILHO + DEUS ESPIRITO SANTO.  
 
No Domingo de Páscoa, seguem os horários normais das missas. 
 
SÃO FRANCISCO – Na Paróquia São Francisco de Assis, Centro, a programação foi iniciada com a Procissão do Encontro, sendo que a imagem de Nossa Senhora das Dores saiu da Igreja Matriz às 19h. Da Paróquia do Menino Jesus, sairá a imagem do Senhor dos Passos, sendo que o encontro acontecerá nas proximidades do antigo Terminal Rodoviário de Imperatriz. Lá, haverá sermão, retornando até a Igreja Matriz, onde vai ser celebrada Santa Missa.
 
A informação foi passada pelo Frei Deusivan dos Santos Conceição, pároco de São Francisco de Assis, adiantando que, na quinta-feira, vai ser realizada apenas a Missa da Ceia do Senhor, inclusive nas comunidades Santa Clara, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Graças e São Vicente, às 19h, simultaneamente.
 
Na Sexta-Feira Santa, às 7h, vai acontecer a Via Sacra, percorrendo as principais ruas do bairro. Depois, às 12h30, Sermão das 7 Palavras; às 1h, celebração da Paixão; às 17h, Procissão Cristo Morto.
 
Sábado, às 19h, Procissão do Fogo, na Praça dos Caminhoneiros, nas margens da BR-010.
 
As atividades serão encerradas com o Domingo de Páscoa com as Famílias, em 31 de março.
 
 
PARÓQUIA SANTA TERESA D’ÁVILA 
 
QUINTA-FEIRA SANTA 
Missa da Santa Ceia do Senhor, às 19h 
Vigília Eucarística com os grupos paroquiais, às 20h30
 
SEXTA-FEIRA SANTA DA PAIXÃO 
Via Sacra com saída da comunidade Santa Catarina até a Matriz, às 7h 
Celebração da Paixão e procissão do Senhor morto, às 15h 
 
SÁBADO SANTO 
19h - Celebração da Vigília Pascal, às 19h
 
DOMINGO DE PÁSCOA 
Missas/Igreja Matriz
6h30, 9h, 17h e às 19h

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »