MENU

04/04/2024 às 17h50min - Atualizada em 04/04/2024 às 18h00min

Dom Gilberto Pastana Lança identidade visual de Corpus Christi 2024 em São Luís

Assessoria de Comunicação
São Luís - A Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou nesta quinta-feira (4), às 10h, na Cúria Metropolitana, Praça Dom Pedro II, Centro, o lançamento da identidade visual da Solenidade de Corpus Christi 2024. Neste ano, a concepção da identidade visual tem inspiração no trecho do Evangelho “Eu vos chamo amigos” (Jo 15,15), que tem como mote o tema da Campanha da Fraternidade 2024, “Fraternidade e Amizade Social”. A Solenidade acontecerá no dia 30 de maio, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís, com Adesivaço no dia 28 de abril e realização do Tríduo Eucarístico – tradicional preparação para a Solenidade – nos dias 21, 22 e 23 de maio. 

 Além da parte espiritual, os fiéis são convidados a contribuir com um gesto concreto, levando 1 kg de alimento ou mais, cuja arrecadação será doada para paróquias que possuem comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, acontece a venda do Kit Corpus Christi, que não está condicionado à participação, porém, o valor arrecadado é destinado às atividades pastorais da Igreja. Neste ano, o kit Corpus Christi contempla: Camiseta Corpus Christi, vela, protetor de vela, livro de celebração e balão. A venda acontece nas secretarias paroquiais da Arquidiocese e nas livrarias católicas. 

 Em 2024, a Solenidade ganha um reforço que deve aumentar a participação dos fiéis. Considerado dia de preceito pela Igreja Católica, até então, a data era feriado facultativo no estado, o que impedia, de certa forma, não somente os servidores públicos, mas, os trabalhadores do comércio de participarem. Porém, no dia 6 de março deste ano, o Tribunal de Justiça do estado do Maranhão (TJ-MA), considerou constitucional a lei nº 11.539, de 21 de setembro de 2021, que institui o dia de Corpus Christi como feriado cultural no estado do Maranhão. Com isso, a expectativa da organização é reunir cerca de 22 mil pessoas para a Missa campal, procissão luminosa e Benção com o Santíssimo Sacramento. 

Depois da Campanha da Fraternidade, Corpus Christi é o momento em que toda Igreja local – formada por 59 paróquias, com 72 expressões eclesiais – é convidada a se reunir em uma única celebração. Dessa forma, a Solenidade congrega fiéis dos 15 municípios que estão dentro do território geográfico da arquidiocese: São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Cachoeira Grande, Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Icatu, Axixá, Morros, Humberto de Campos, Presidente Juscelino, Santo Amaro e Primeira Cruz.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »