MENU

22/04/2024 às 17h55min - Atualizada em 22/04/2024 às 18h00min

Padre imperatrizense representará o Brasil em Encontro Mundial dos Párocos

Fonte: Pascom Diocese de Imperatriz, com informações da CNBB e do Site do Vatican News
Padre Eliezer Cezar de Paiva, pároco da Catedral de Fátima - Foto: Arquivo Pessoal
 
Membro do Clero da Diocese de Imperatriz, padre Eliezer Cezar Paiva, foi um dos sacerdotes escolhidos para representar o Brasil no Encontro Mundial dos Párocos que acontecerá em Roma, Itália, de 28 de abril a 2 de maio de 2024. O evento reunirá 300 párocos de todo o mundo e uma das programações previstas, será uma audiência com o Papa Francisco.

O comunicado para os bispos do Brasil, foi feito através da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, durante a programação da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), que ocorreu entre os dias 10 e 19 abril, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Ordenado Sacerdote em 17/04/2004 por Dom Affonso Felippe Gregory, padre Eliezer Paiva (38) é natural de Imperatriz (MA) e, atualmente, é pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima, administrador paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, povoado Coquelândia, e vigário geral da Diocese de Imperatriz. Foi o 1º pároco nas Paróquias Maria Mãe da Igreja (Governador Edison Lobão – MA) | 2004 – 2007), e São Sebastião (Açailândia – MA) | 2007 – 2013), e esteve como vigário nas paróquias de Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2016 – 2018), em Imperatriz.

Graduado em Filosofia e Teologia pela Faculdade Católica do Maranhão (IESMA) e direito pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest), em 2013 padre. Eliezer Paiva foi enviado para Roma para realizar seus estudos na PONTIFICIA UNIVERSITÀ GREGORIANA, concluindo seu Mestrado em História Eclesiástica em 2016. Durante o período, colaborou em paróquias da região e participou de cursos junto a seminários, institutos de formação presbiteral e cursos complementares da Congregação para o Clero.

Em nível Diocesano, o sacerdote também atua como Juiz Auditor na Câmara de Instrução Processual, diretor da Escola Diaconal São Lourenço, diretor espiritual do Seminário Maior Bom Pastor, membro do Colégio de Consultores, Conselho dos Presbíteros, Comissão Missionária (Comidi), equipe central do Sínodo Diocesano, coordenador da Equipe Diocesana do Sínodo Universal e assessor dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesc), passando anteriormente na assessoria do movimento Legião de Maria e da Comissão de Animação Bíblico-Catequético.

Padre Eliezer comentou sobre sua escolha. “Grato a Deus, a Igreja, nesta caminhada sinodal da Diocese de Imperatriz, ao mesmo tempo que ocorre o Sínodo universal proposto pelo Papa Francisco, que acontece em outras dioceses. Alegria que nos anima de modo pessoal, em saber que nos foi dada esta oportunidade, através do meu bispo, dos bispos do Maranhão e da CNBB, que, de certo modo, é uma grande responsabilidade poder apresentar o contexto de tantos párocos”. 

Dom Vilsom também partilhou que foi uma alegria para a Diocese de Imperatriz. “Uma honra, alegria e uma responsabilidade, porque a nossa Igreja, em particular a Diocese de Imperatriz, vive esse processo sinodal de comunhão, participação e missão com a Igreja. E ter um sacerdote participante de nossa Diocese representando o país, na sessão especial pelo sínodo da Igreja, nos dá essa alegria e responsabilidade, seguindo adiante neste caminho sinodal, vivendo todos como irmãos, a serviço da vida”.

Encontro Mundial dos Párocos
O encontro, intitulado “Os Párocos pelo Sínodo. Um encontro internacional,” tem como objetivo, ouvir e valorizar a experiência que vivem nas respetivas Igrejas locais e oferecer-lhes a oportunidade de experimentar o dinamismo do trabalho sinodal em nível universal. Entre os dias 28 de abril e 02 de maio, 300 párocos escolhidos pelas Conferências Episcopais e pelas Igrejas Orientais Católicas, irão participar.

A iniciativa realiza-se pelo desejo expresso pelos participantes na Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (4-29 de outubro de 2023). No Relatório de Síntese, eles destacaram a necessidade de “descobrir métodos para envolver, de modo mais ativo, diáconos, sacerdotes e bispos no processo sinodal, durante o próximo ano; uma Igreja sinodal não pode prescindir das suas vozes, experiências e contribuição”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »