MENU

28/03/2024 às 18h45min - Atualizada em 28/03/2024 às 19h00min

Paróquias realizam Via Sacra

Raimundo Primeiro
Ontem, Quinta-Feira Santa, foi realizada a Missa do Crisma na Catedral de Fátima - Foto: Divulgação
 
Nesta Sexta-Feira da Paixão do Senhor, na Catedral de Fátima, às 7h, será realizada a Via Sacra pelas ruas do Centro. Na sequência, às 19h, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h. A Vigília Pascal vai ser no sábado, a partir das 19h.

De acordo com o padre Eliezer Cezar de Paiva, no Domingo da Páscoa Ressurreição, na Catedral de Fátima, serão celebradas três Santas Missas: às 8h, às 11h, às 17h e às 19h.

Nesta Sexta Feira da Paixão muitas Paróquias e comunidades fazem a via sacra. Algumas fazem pela manhã e outras à tarde. Mas as três horas da tarde, que foi a hora em que Jesus Morreu na Cruz, em todas as Paróquia será realizada a CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E DA ADORAÇÃO DO CRUZ DO SENHOR. 

No Sábado Santos, será celebrada, em todas as paróquias, a VIGÍLIA PASCAL, que é o momento mais solene da semana Santa, em que vamos celebrar a passagem da morte de Jesus para a sua Ressurreição. Esta celebração, ocorre sempre a partir das 19 horas, no pátio da Igreja, em torno da Fogueira, onde o Sacerdote abençoe o fogo e, nela, acende o Círio Pascal, uma vela grande, que significa Jesus Cristo a Luz do Mundo. 

Nesse momento, todos os fiéis acendem suas velas no Círio Pascal e, em procissão, entram na Igreja, que está de luzes apagadas, para que as velas e a luz do Círio sejam as luzes que iluminam a todos os homens. Em seguida, começa-se a cantar o canto da ‘Proclamação da Páscoa.  

SÃO FRANCISCO 
  • Na Paróquia São Francisco de Assis, Centro, às 7h vai acontecer a Via Sacra, percorrendo as principais ruas do bairro. Depois, às 12h30, Sermão das 7 Palavras; às 1h, celebração da Paixão; às 17h, Procissão Cristo Morto.
  • Sábado, às 19h, Procissão do Fogo, na Praça dos Caminhoneiros, nas margens da BR-010.
  • As atividades serão encerradas com o Domingo de Páscoa com as Famílias, em 31 de março.
PARÓQUIA SANTA TERESA D’ÁVILA 
  • Paixão e procissão do Senhor morto, às 15h 
  • Sábado Santo - 19h - Celebração da Vigília Pascal, às 19h
  • Domingo de Páscoa – Missas - 6h30, 9h, 17h e às 19h

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »