MENU

17/02/2023 às 16h27min - Atualizada em 20/02/2023 às 00h00min

O potencial da computação quântica para o mercado de tecnologias financeiras

Apesar de já ser pesquisada há algum tempo e da existência de outras tecnologias baseadas em fenômenos quânticos, cada vez mais a computação quântica revela novos potenciais de utilização e transformação que afetam, e afetarão ainda mais a cada dia, todo o mercado.

SALA DA NOTÍCIA Welton Ramos
www.certsys.com.br
Nos últimos meses, a mídia voltou a colocar a tecnologia em evidência graças a uma série de novidades e discussões sobre o tema, como recentes preocupações envolvendo, sobretudo, o mercado de tecnologias financeiras.

A principal preocupação é que computadores quânticos podem estar ameaçando a criptografia de sistemas de segurança digital usados atualmente (criptografia RSA). Inclusive, o presidente dos EUA, Joe Biden, assinou recentemente uma lei (Lei H.R.7535) que incentiva que as agências governamentais invistam em criptografia pós-quântica para lidar com essa situação.  Além disso, o NIST (equivalente ao INMETRO americano), já apresentou quais os protocolos de criptografia pós-quântica deverão ser adotados.

Ainda sobre esse cenário, recentemente foi noticiado que pesquisadores chineses alegam ter quebrado a criptografia RSA, que é usada por inúmeros tipos de instituições, sobretudo bancárias, usando um computador quântico. Apesar de essa notícia ter sido recebida com desconfiança por especialistas e por empresas que conduziram testes para mostrar o contrário, essa preocupação envolvendo segurança digital e computadores quânticos já é algo que está na mente de pesquisadores desde a década de 1990, com a publicação do trabalho de Peter Shor.

Claro que é possível pensar que certas ameaças são infundadas atualmente, mas de toda forma isso não será sempre assim. É importante que instituições de diversos tipos busquem se informar e se atualizar a respeito desses potenciais tecnológicos, mesmo que eles se apresentem inicialmente como riscos e temores. Investimentos tomam tempo, e é interessante começar a se preparar, mesmo que seja apenas entendendo melhor como a coisa toda funciona.

A computação quântica tem potencial de uso paralelo a diversas outras tecnologias de hoje, como o machine learning, e mesmo quando vier a ser usada, por si só, continuará trabalhando em paralelo com a computação convencional. São tecnologias diferentes e com funções que se complementam no nosso cotidiano.

Não é errado pensar que mesmo que pareça impossível quebrar a criptografia RSA, isso não possa acontecer. Também não é errado pensar nos avanços da computação quântica como potencial de negócios e desenvolvimento, inclusive no mercado de tecnologia financeira. O mais importante aqui é começar a pensar em como se preparar para um futuro inevitável para que não apenas se esteja protegido, mas também se ganhe explorando o lado positivo desses avanços.

Começando com a segurança, é importante começar a investir em segurança pós-quântica. Instituições gigantescas não podem se dar ao luxo de não estarem atentas. É preciso que governos invistam em pesquisa na área. Já vivemos crises gigantescas de segurança. Essa é a oportunidade de começar a se preparar para o futuro antes que realmente algo se torne facilmente atingível, como quebrar protocolos de segurança.  
Do outro lado, é importante começar a pensar em como aproveitar a computação quântica para melhorar a tecnologia financeira, como com simulações baseadas em algoritmos quânticos que podem ser empregadas na análise de risco de portfólio e de preços, diversificação de investimentos de forma acurada e uso do machine learning para lidar com dados multidimensionais associados a forecasting financeiro, score de crédito, fraudes, e muitos outros pontos.

Os algoritmos quânticos podem ajudar a obter resultados mais precisos, em tempo muito menor que os clássicos, e sendo capaz de analisar conjuntos de informações em maiores quantidades. É uma inteligência benéfica para o mercado, em escala muito maior do que os riscos.

*César Augusto é arquiteto de sistemas na Certsys


 
Sobre a Certsys

A transformação digital deve ser contínua e baseada em pessoas para gerar resultados efetivos aos negócios. Essa é a premissa da Certsys, que há 15 anos atua como consultora e parceira de estratégia de negócios digitais de grandes empresas dos setores financeiro, governamental, securitário, varejista, industrial, entre outros. Para apoiar na evolução dos negócios das companhias, oferece um portfólio com soluções de parceiros internacionais, além de criações customizadas desenvolvidas por seu laboratório de inovação nas áreas de Hyperautomation, Data & Analytics, Cloud & Platform, Data Protection & Compliance, Digital Products & Squads e FP&S – Financial Products & Services. A Certsys atualmente emprega mais de 550 profissionais.  

Para saber mais visite: 

Site:www.certsys.com.br

Facebook:www.facebook.com.br/certsys

LinkedIn: www.linkedIN.com/company/certsystecnologia

Instagram: https://www.instagram.com/certsys
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »