MENU

08/10/2020 às 10h46min - Atualizada em 08/10/2020 às 10h54min

Ferramentas de estudo ajudam na vida de concurseiros

Folha Dirigida lança ferramenta gratuita para ajudar concurseiros a organizar e planejar os estudos. Criado a partir de estudos científicos, o Smart Planner é um planejador de estudos que monta um cronograma personalizado para concursos públicos e o Exame da OAB

DINO
https://folhadirigida.com.br/
Smart Planner da Folha Dirigida


A falta de organização é um dos maiores problemas de quem estuda para concursos públicos. Em uma pesquisa realizada em março de 2020 com usuários da Folha Dirigida, 93% dos usuários não conseguem cumprir o plano de estudos programado. O principal motivo para o atraso nos conteúdos é a falta de planejamento, que veio seguida de Família / Casa, ou seja, as tarefas domésticas e compromissos com familiares.

Planejar estudos para concursos e provas pode ser desafiador, já que o estudante precisa se preparar e ainda conciliar os estudos com as tarefas de casa, o trabalho e até faculdade, por exemplo. Equilibrar tudo isso e ainda dar conta de um edital parece um grande desafio. 

Algumas ferramentas de organização de estudo, por exemplo, são as planilhas e os editais verticalizados. A planilha, na maioria das vezes, é um modelo mais simples em forma de cronograma, em que o estudante preenche todas as atividades de sua rotina e, nos espaços de estudo, coloca as disciplinas que deve ver.

Já o edital verticalizado tem um controle mais completo para o candidato. Costuma ser um documento também em formato de planilha, porém com as principais informações do edital do concurso e o conteúdo programático todo detalhado. Dessa forma, o candidato pode marcar, tópico a tópico, o que já estudou ou ainda precisa.

Diante desse cenário de que os estudantes não conseguem se organizar e procurando oferecer um plano mais personalizado, que o Smart Planner foi criado pela Folha Dirigida. A ferramenta automatiza todo o processo, substituindo inúmeras planilhas que o candidato precisaria.

Ferramenta de planejamento tem como base conceitos científicos

A ferramenta também tem como base conceitos científicos que mostram que, tão importante quanto adquirir conhecimento, é retê-lo. Uma das teorias em que o sistema foi baseado é a da Curva do Esquecimento, do filósofo alemão Hermann Ebbinghaus. Segundo essa teoria, o cérebro perde a informação estudada ao longo do tempo, o que, em um mês, pode chegar a 80%.

“A nossa preocupação foi deixar a ferramenta mais fácil de usar, para o futuro servidor ter um companheiro de estudos ali todo dia mostrando o que ele deve fazer. Não pensamos em ter uma ferramenta complicada, que o usuário perderia mais tempo configurando do que estudando”, diz Ricardo Marsili, CEO da Folha Dirigida Online.

A ferramenta está disponível gratuitamente e pode ser utilizada na preparação para qualquer concurso público que tenha uma prova objetiva e também para o Exame da OAB. Não é um aplicativo, mas um software que pode ser acesso de qualquer navegador ou dispositivo.

Desenvolvida pela equipe de Tecnologia e Pedagógica da Folha Dirigida, o Smart Planner utiliza Inteligência Artificial para trazer esse plano de estudos adaptado à rotina de qualquer futuro servidor.

A recomendação de especialistas em concursos públicos é sempre estudar com antecedência. No Smart Planner, por exemplo, há editais cadastrados de concursos ainda previstos - nesse caso, a base é o último edital do concurso -, assim como editais abertos.

O professor Leonardo Murga, especializado em discursivas para concursos, orienta o futuro servidor a focar em uma área, e não apenas um concurso específico ou concursos de áreas que sejam muito distintas uma da outra.

“Se o candidato focar em apenas um concurso, pode eventualmente ter um problema caso o edital não saia logo ou não passe no dito concurso. Mas, se focar na área, vai acumular o conhecimento de um concurso para o outro. Essa é uma boa alternativa de programar os estudos, caso você não tenha sucesso no primeiro concurso prestado”, explica o professor.

No Smart Planner, isso é possível, pois além dos editais cadastrados, o estudante pode optar entre as áreas mais desejadas, Policial e Tribunal, caso não tenha um concurso em mente ainda. Também é possível estudar para o Exame da OAB seguindo a mesma metodologia.

“O primeiro teste foi feito com assinantes da Folha Dirigida e agora está aberto para todo mundo. Ainda estamos vendo por quanto tempo estará gratuito, mas quem está desde agora terá uma condição superespecial. E, mesmo quando for paga, nunca será algo proibitivo. Está no DNA da Folha Dirigida democratizar o acesso à Educação, então vai ser uma ferramenta que, perto do que entrega, será muito barata”, reforça Ricardo Marsili.

Para acessar a ferramenta Smart Planner, confira aqui.  -  Website: https://folhadirigida.com.br/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »