MENU

24/07/2021 às 00h00min - Atualizada em 24/07/2021 às 00h00min

Imagem peregrina de Nossa Senhora chega hoje

Diversas ações constam da programação, com convidados vindos direto de Belém do Pará; festejo em honra a padroeira prossegue logo mais à noite

Raimundo Primeiro
 
Tudo pronto para a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a Montes Altos, neste sábado, 24 de julho, às 17h, direto da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. O tema da primeira edição do evento é “Maria: mãe dos pobres e oprimidos”.

A imagem é conduzida por integrantes da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, e constará de uma vasta programação desenvolvida pela Comissão Organizadora, tendo à frente o padre Luzimar Moura da Luz, pároco da Igreja Nossa Senhora de Santa Ana, localizada na região central de Montes Altos.

Representando o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, chegaram a Imperatriz, no começo da tarde desta sexta-feira, Roberto de Oliveira Corrêa e Giselle Botelho Corrêa (Diretoria), além de Sidney Ferreira de Souza e Rafael Souza Dias (Guarda)

As atividades relacionadas a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré são aguardadas com muitas expectativas pela comunidade montealtense. “O povo de Montes Altos é religioso e participará da programação”, observa o padre Luzimar Moura, acrescentando que será um momento de devoção, reafirmando a “fé da população e despertando a atenção para a importância do turismo religioso”, comentou a O PROGRESSO, na tarde desta sexta-feira, João Maurício Martins, diretor e integrante da Equipe de Marketing do evento que acontecerá em setembro.

“Nossas boas-vindas aos membros da Diretoria do Círio de Nazaré da Arquidiocese de Belém do Pará, que já está entre nós, em Imperatriz. Eles cumprem uma grande missão, são, pois, os enviados de nossa mãezinha do céu, que vai trazer muitas bênçãos a Montes Altos e região. Meus irmãos e minhas irmãs, sejam bem-vindos”, disse o padre Luzimar Moura.  

Nossa Senhora de Santa Ana é a padroeira de Montes, município localizado na região tocantina, no Sudoeste do Maranhão, a 637 quilômetros de São Luís (capital). Possui 9 mil e 111 habitantes, de acordo com o Censo de 2020. A Igreja Matriz fica localizada em frente à praça que recebe a mesma denominação, Centro.

SOBRE A PADROEIRA

Santa Ana ou Sant’Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Sobre ela, porém, há poucos dados biográficos. Constam que os pais de Maria foram deixados pelo Proto Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais. Porém, o Evangelho de Tiago é uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa. O nome Ana quer dizer “graça”.

SOBRE O CÍRIO DE NAZARÉ

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre em Belém do Pará, em Macapá (Amapá) e Rio Branco (Acre). É celebrado anualmente no segundo domingo de outubro, desde 1793, reunindo perto de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma devoção religiosa herdada dos colonizadores portugueses. Em Portugal, a celebração ocorre em 8 de setembro, na Vila de Nazaré. (Fontes: Cruz Terra Santa/Wikipédia/Círio de Nazaré)

Há diversas versões para o início da devoção por Nossa Senhora de Nazaré em Belém. Pesquisadores descrevem fatos que tentam explicar a origem, embasados em documentos ou nas narrativas apresentadas ao longo da história. Ainda em 1653, os Jesuítas iniciam a devoção a Nossa Senhora de Nazaré na localidade de Vigia de Nazaré, no Pará. Apesar da origem ser atribuída àquele local, o Círio enquanto romaria foi instituído somente a partir da metade do século XIX, vários anos após o de Belém.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO - 24 de julho
17h30 – Concentração na Praça da Matriz
18h – Oração do Angelus
18h30 – Recepção da Imagem Peregrina na Praça da Matriz
19h – Santa Missa de Acolhida da Imagem
21h Oração dos grupos pastorais e movimentos com Nossa Senhora de Nazaré, na Capela Matriz

DOMINGO - 25 de julho
8h – Santa Missa – Igreja Matriz
9h às 11h30 – Retiro
Maria, a Mãe do Meu Senhor”
Pregadora: Ítala Savana, de Wanderlândia, Tocantins
Paróquia de Santa Ana, em Montes Altos, Maranhão

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »