MENU

19/03/2024 às 19h02min - Atualizada em 19/03/2024 às 19h15min

Papa nomeia novo bispo para a Diocese de Tocantinópolis

Monsenhor Carlos Henrique

Com Informações da CNBB
Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira, novo Bispo da Diocese de Tocantinópolis (TO) - Foto: Divulgação
 
O Papa Francisco nomeou como novo bispo diocesano da Diocese de Tocantinópolis (TO), o Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira, do clero da Arquidiocese de Brasília. A diocese tocantinense encontrava-se vacante desde a nomeação, em janeiro de 2023, de dom Giovane Pereira de Melo para a recém-criada diocese de Araguaína (TO).

O novo bispo, até então, colaborava com o Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, no ofício de Vigário Episcopal e também como pároco da Paróquia Santo Cura d’Ars, na Asa Sul.

 

Biografia e trajetória eclesial

Padre Carlos Henrique nasceu em 13 de agosto de 1972 em Brasília (DF), filho de Adelino Oliveira e Maria da Assunção da Silva Oliveira.

Cursou Filosofia e Teologia no seminário maior arquidiocesano de Brasília de 1995 a 2001; possui pós-graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da arquidiocese de Brasília, a FATEO, desenvolvida de 2017 a 2018. Também possui pós-gradução em Direito Canônico Familiar. Atualmente é mestrando em Direito Canônico no Instituto superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro (RJ), com extensão em Goiânia (GO)

Ordenou-se diácono em 8 de dezembro 2001 e sacerdote em 7 dezembro 2002. Na arquidiocese de Brasília exerceu o sacerdócio  nas paróquias de Santíssima Trindade, no Gama, de 2003 a 2007; Santo Inácio de Loyola, em Samambaia (DF) de 2011 a 2014; São Pedro de Alcântara, no Lago Sul (DF) de 2014 a 2022; e Santo Cura d’Ars, na Asa Sul, de 2023 a 2024. Ele foi missionário na Missão da Igreja de Brasília em Roraima, nas paróquias de Nossa Senhora do Livramento e São José Operário, em Caracaraí (RR) de 2007 a 2010.

Na arquidiocese de Brasília exerceu os ofícios de Vigário episcopal para Promoção Humana e Obras Sociais de 2014 a 2021; Presidiu as Obras de Assistência e Serviços Sociais de 2014 a 2021; a Cáritas arquidiocesana de 2015 a 2024; Também presidiu a Comissão para a proteção de Menores e Vulneráveis de 2021 a 2024; foi Juiz auditor no Tribunal Arquidiocesano de 2011 a 2024; e vigário episcopal do Vicariato Centro de 2023 a 2024.

Querido povo de Deus da Diocese de Tocantinópolis

Brasília-DF, 19 de março de 2024

Estimado D. Giovane Pereira de Melo, Bispo da diocese de Araguaína (TO) e Administrador Apostólico da Diocese de Tocantinópolis (TO).
Caríssimos presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosas;
Querido povo de Deus.
Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!
“No meio de vós, como aquele que serve” (Lc 22, 27).
O Santo Padre, o Papa Francisco nomeou-me Bispo diocesano de Tocantinópolis. Recebi com surpresa, surpresa de Deus, mas também como dom e serviço à Igreja que está no extremo norte do estado de Tocantins. Elevo a minha mente e coração ao Santo Padre e lhe sou grato pela graça recebida. Minha gratidão à Nunciatura Apostólica na pessoa do senhor núncio Apostólico D. Giambattista Diquattro pelo trabalho à Igreja no Brasil. Especialmente, quero manifestar minha gratidão à Arquidiocese de Brasília na pessoa de D. Paulo Cezar Costa.
Estimado D. Giovane, minha saudação cordial e gratidão por sua dedicação à diocese de Tocantinópolis. Quero saudar meus irmãos e irmãs na fé presentes nas paróquias e a todas as lideranças paroquiais e diocesanas.
Caríssimo povo de Deus da diocese de Tocantinópolis, manifesto a minha alegria no Senhor por saber que Ele me chama a estar com vocês como servidor na ordem episcopal. Cônscio que a Diocese de Tocantinópolis tem a sua história, dela desejo participar. Ao ser nomeado Bispo escolhi como lema: “no meio de vós, como aquele que serve” (Lc 22,27). Quero ser servidor d’Aquele que quando entrou no mundo disse: “eis que eu vim fazer a tua vontade” (Heb 10, 9a). Quero fazer história com vocês, trabalhar com vocês, servindo-vos com alegria, especialmente servir os mais necessitados com palavras e atitudes, de forma afetiva e efetiva por amor a Cristo.
Que o Senhor da Vinha nos conceda ser uma Igreja discípula-missionária, samaritana, acolhedora, caminhando juntos, visando ser testemunha e dar testemunho da presença do Reino de Deus que já está em curso.
Que sejamos amparados e acompanhados por nossa Senhora da Consolação, a sempre Virgem Maria e seu esposo São José na jornada rumo ao Reino definitivo.

Deus abençoe a todos!

Mons. Carlos Henrique Silva Oliveira
Bispo eleito de Tocantinópolis

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »