MENU

11/03/2024 às 19h12min - Atualizada em 11/03/2024 às 19h15min

Caravana de Imperatriz participa da III Jornada Espiritual do Venerável Frei Alberto Beretta

Raimundo Primeiro
Fotos: Raimundo Primeiro
 
Uma caravana formada por integrantes de diversas paróquias de Imperatriz participou, no último domingo (10/03), da III Jornada Espiritual do Venerável Frei Alberto Beretta, com palestra sobre o processo da causa de canonização do capuchinho, realizado no auditório da Catedral de Nossa Senhora do Bonfim, em Grajaú, durante todo o dia.

Além da palestra, teve oração do terço, procissão e uma missa em ação de graças, celebrada no começo da noite, pelo frei Joacy Fernandes, vice postulante no processo, encerrando oficialmente a programação.

 

Mensagem

Durante a missa, a estudante Maria Júlia, 18 anos, leu uma mensagem escrita por sua avó, Eunice Santos Viana, em memória do venerável Frei Alberto Beretta, que dedicou sua vida ao serviço dos mais necessitados em Grajaú, distante 194 quilômetros de Imperatriz, localizada no Centro-Sul do Maranhão. “Seu legado ecoa, através das paredes do Hospital São Francisco de Assis, da Vila Marino, uma manifestação tangível de seu amor e cuidado pelos enfermos. Seu trabalho incansável como padre, médico e protetor dos humildes, continua a inspirar e beneficiar nossa comunidade até os dias de hoje”.

A manifestação de carinho por Frei Alberto Beretta ter alcançado a categoria de venerável, continua: “Expressamos nossa profunda gratidão por todos os milagres concedidos, através de sua intercessão, que trouxeram esperança e cura aos corações aflitos. Que sua memória continue a iluminar nossos caminhos e que sua santidade seja reconhecida e celebrada por toda a eternidade. Frei Alberto Beretta seu exemplo de amor e compaixão perdurará em nossos corações e em cada alma que foi tocada por sua generosidade e bondade”.

Em entrevista a O PROGRESSO, dona Eunice Santos informou que conheceu o Frei Alberto Beretta quando ainda era criança, contribuindo com o trabalho do religioso. “Caminhava com ele, contribuía, quando precisava, com o Hospital São Francisco, construído por ele. Cuidou da minha mãe, da minha família inteira. Minha gratidão é em virtude dos favores, nós fomos acolhidos”, reforça, acrescentando que o marido dela quase morreu quando contraiu malária em Imperatriz no tempo em que trabalhava no antigo DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem). “Não morreu por um milagre de Deus e do Frei Alberto, que salvou meu marido. Ele também curou a meningite do meu filho”.

 

Acolhida

No final do evento, ficou definido que vai acontecer outro encontro. O grupo estará reunido em 10 de agosto, sábado. Dom Frei Rubival Cabral Brito, bispo da Diocese de Grajaú, mesmo com compromissos assumidos anteriormente, foi cumprimentar/conversar com os participantes, dando as boas-vindas para a caravana imperatrizense.

Médico, Missionário de Cristo, Pobre e Crucificado, Frei Alberto Beretta era italiano, tendo nascido em Milão, na Itália, em 1916, e falecido em 2001. Foi um sacerdote dedicado aos mais carentes. Teve o processo de beatificação iniciado em 18 de junho de 2008. Alcançou o grau de Venerável em 14 de dezembro de 2023 pela Santa Sé. 

De acordo com as informações constantes do material de divulgação, Frei Alberto Beretta “passou no meio dos homens fazendo o bem”, edificando a todos, amando, doando-se incansavelmente, carregando a todos no seu coração compassivo e misericordioso. “Foi homem de grande fervor, de intensa oração e comunhão com Deus, amigo das crianças, dos pobres, dos sofredores, apóstolo e irmão dos povos indígenas. Ficará sempre na lembrança dos que o conheceram”. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »