MENU

04/12/2023 às 18h26min - Atualizada em 04/12/2023 às 18h30min

Catedral de Fátima passa por obras de revitalização

Diocese de Imperatriz prossegue com a campanha de arrecadação de recursos; Dom Vilsom Basso destaca importância do envolvimento da população na execução do projeto; Museu de Artes Sacras, além de uma torre, com 37 metros de altura, constam das inovações que estão sendo introduzidas no “mais novo – e belo – cartão postal da cidade”, a ser entregue em dezembro de 2024

Raimundo Primeiro
Fotos: Divulgação
 
Prosseguem em ritmo acelerado as obras de revitalização da Catedral Nossa Senhora de Fátima, Centro, seguindo o cronograma traçado pelas construtoras responsáveis, em atendimento a determinação da Diocese de Imperatriz, sob a coordenação de Dom Vilsom Basso. As obras foram iniciadas em agosto deste ano, com previsão de entrega para o final de 2024. São mais de quatro meses de plena atividade.

O projeto, conforme levantou a reportagem de O PROGRESSO, é inspirado no Santuário de Fátima, em Portugal. As obras preservam elementos antigos, caso dos quadros da Via Sacra, percurso feito por Jesus Cristo, carregando a cruz, até o local de sua crucificação, no Monte Calvário. 

 

MISSAS ACONTECEM NO PÁTIO

Para que as missas continuassem sendo realizadas, a Diocese de Imperatriz promoveu mudanças no pátio da Catedral, instalando 500 bancos. Durante as manhãs de domingos, Dom Vilsom Basso preside celebrações, com transmissões, ao vivo, por emissoras de rádios e pelas redes sociais. 

Uma maquete, mostrando como ficará a Catedral de Fátima, foi instalada pela Diocese, detalhando todo o projeto, visando com que os imperatrizenses e visitantes tenham noção de como ficará a fachada do templo, após as mudanças que estão sendo implementadas. As obras foram aprovadas pelos fiéis. As missas estão sendo participativas, com a entrada acontecendo provisoriamente pela avenida Getúlio Vargas. 

A história da Catedral de Fátima começa com a construção de uma pequena Capela/Igreja, de taipa, coberta de palha. Ficava com a frente virada para a avenida Dorgival Pinheiro de Sousa. O prédio, hoje em revitalização, lembrou Dom Vilsom Basso, foi inaugurado em 1967.

 

COBERTURA DA IGREJA 

“As obras, em sua primeira parte, consistem na retirada do forro e das telhas, seguido do processo de limpagem das tesouras, para posterior retirada, por meio de um guindaste, seguida da feitura de uma cinta, tendo em vista não existir cinta de amarração, na parte superior da Catedral de Fátima. O próximo passo, será a colocação das tesouras, que já estão prontas, além das telhas. O trabalho acontece no sentido de cobrir a parte da Igreja (Catedral) até o Natal, ou seja, em 25 de dezembro”, diz Dom Vilsom Basso, informando que a torre terá 37 metros de altura, ficará no meio, seguindo o exemplo de Fátima, em Portugal.

Dom Vilsom Basso informou que também será construído um Museu de Artes Sacras, indo de um lado ao outro da Catedral, até a Cúria Diocesana, onde ficava a antiga Igreja. “Toda essa fachada será nova”. O interior do templo será totalmente renovado, mantendo-se apenas as Vias Sacras, com painel ao lado dos Discípulos de Emaús, uma das primeiras aparições de Jesus após a ressurreição, logo depois a sua crucificação e à descoberta do túmulo vazio. 

“O restante, por dentro, será totalmente remodelado, ou seja, será uma revitalização da Catedral, com uma nova fachada, que vai de um lado ao outro, com mais de 30 metros. No meio dela, vai ficar o Museu de Artes Sacras, com acesso por meio de escada e de um elevador, permitido a visitação por parte dos idosos, além de um acesso pela torre, para que o visitante possa ver Imperatriz sob vários ângulos”. Uma bela vista da cidade, completa.

 

Saiba como “abraçar a Catedral de Fátima”

“Abrace a Catedral de Fátima” é o nome da Campanha que a Diocese de Imperatriz realiza, visando levantar recursos para o custeio das obras de revitalização. A doação pode ser feita por meio de PIX, boleto e/ou débito automático. 
 

COMO DOAR

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (99) 9-8533-8624 e/ou vá pessoalmente na Secretaria da Catedral Nossa Senhora de Fátima, na Praça de Fátima, Centro de Imperatriz. 
 

SOBRE DOM VILSOM BASSO

Diante de uma multidão, Dom Vilsom Basso foi empossado bispoda Dioecese de Imperatriz, na manhã de 10 de junho de 2017. Foi em uma manhã de sábado, com fiéis de diversas cidades da região prestigiando a solenidade, realizada na Catedral Nossa Senhora de Fátima.

Dom Vilson Basso é dehoniano da congregação Sagrado Coração de Jesus, nasceu no dia 16 de fevereiro de 1960 em Cinquentenário-Tuparendi, Rio Grande do Sul. Se formou em Filosofia em Brusque, Santa Catarina (1979-1981) e Teologia, em Taubaté, no Estado de São Paulo (1982-1985). 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »