MENU

20/10/2023 às 18h46min - Atualizada em 20/10/2023 às 19h00min

Rayssa Leal estreia neste sábado no Pan-Americano

A imperatrizense vai competir na modalidade skate street e pode ganhar a primeira medalha para o país no evento

Dema de Oliveira
Rayssa Leal é favorita ao ouro no skate street no Pan do Chile - Foto: Divulgação/COI
 
Começam neste sábado (21) as disputas dos Jogos Pan-Americanos 2023, no Chile. Delegação brasileira de skate está em Santiago, onde acontecerão as disputas, desde a última quinta-feira.

Na modalidade skate street, Rayssa Leal pode ganhar a primeira medalha para o país no evento. Medalhista olímpica em Tóquio, Rayssa entra na pista neste sábado (21), a partir das 10h, na Esplanada dos Esportes Urbanos, no Parque Estádio Nacional, para tentar manter seu favoritismo na prova. No total, o Brasil conta seis skatistas em solo chileno: Gabryel Aguilar, Lucas Rabelo, Pâmela Rosa e Rayssa Leal no Street; e Augusto Akio e Raicca Ventura no Park.

Rayssa Leal, que conquistou a primeira medalha olímpica do skate brasileiro, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, chega como favorita para a conquista da medalha de ouro no Pan de Santiago. Atleta mais nova da delegação brasileira em todos os esportes, aos 16 anos, a imperatrizense chega ao Pan após voltar subir no pódio na etapa australiana da Liga Mundial de Skate Street (LSL). No atual ciclo olímpico, Rayssa Leal se tornou campeã mundial de Street em Sharjah (EAU) e Gabryel Aguilar segue como um dos grandes nomes da nova geração, garantindo ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023.

Em sua estreia em Jogos Pan-Americano, o skate street será disputado com 2 voltas de 45 segundos e 5 tentativas de manobra, com a nota final sendo composta pela melhor volta e pelas duas melhores manobras. No Park, serão três voltas de 45 segundos, valendo a volta de melhor nota.

Segundo a Confederação Brasileira de Skate (CBSK), as vagas do skate do Brasil no Pan tiveram como base o ranking mundial olímpico e o Pan-Americano Júnior, em 2021. Se classificaram os melhores posicionados (4 vagas no total - 1 para cada modalidade e categoria) até 5 de julho. Até essa data, o ciclo para Paris 2024 contou com três disputas no Street (Pro Tour - Roma-ITA 2022 e 2023 e Mundial de 2022 - Sharjah-EAU, em janeiro de 2023) e duas no Park (Mundial de 2022 - Sharjah-EAU, em janeiro de 2023, e Pro Tour de San Juan-ARG).

No atual ciclo olímpico, Rayssa Leal se tornou campeã mundial de Street em Sharjah (EAU) e Gabryel Aguilar segue como um dos grandes nomes da nova geração, garantindo ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023.

 

Mais sobre os jogos de Santiago

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 serão realizados entre os 20 de outubro a 5 de novembro. Serão cerca de duas semanas de muita competição, com quase 7 mil atletas em ação em 57 modalidades diferentes, espalhadas pela capital chilena.

O Brasil é um dos principais favoritos em diversas modalidades, e conta com uma delegação recorde em sua história, com 622 atletas no total. Além das medalhas, estão em jogo também vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A cerimônia de abertura aconteceu ontem, mas as disputas já começaram nos dias 18 e 19 de outubro, com o boxe e o beisebol. As primeiras medalhas serão distribuídas no sábado, hoje, enquanto as últimas serão no dia 5 de novembro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »