MENU

13/10/2023 às 20h43min - Atualizada em 13/10/2023 às 20h43min

Emoção e fé marcam Romaria de João Lisboa a Imperatriz em homenagem a Nossa Senhora Aparecida

João Rodrigues
Católicos festejaram Nossa Senhora Aparecida com grande procissão - Foto: Mauricio Martins
   
Mais do que devoção, a Romaria da Fé, que marcou o encerramento do festejo de Nossa Senhora Aparecida nesta quinta-feira (12), foi uma prova de resistência e fé de centenas de romeiros. A quarta edição da romaria foi uma das maiores dos últimos anos, segundo os organizadores.

Da igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em João Lisboa até a igreja de Nossa Senhora de Aparecida, no setor
Entroncamento de Imperatriz foram pouco mais de 11 km.

No longo percurso os devotos rezaram o Terço, entoaram cantos com direito a paradas breves em frente a pequenos altares montados por moradores na porta de algumas casas e empresas onde os padres e dom Francisco Lima Soares, bispo de Carolina, deram bênçãos especiais.

A festa deste ano tem uma novidade: um helicóptero do Grupo Tático Móvel (GTA), sobrevoou a procissão e despejou papel picado em dois momentos, na saída de João Lisboa e próximo do povoado Camaçari, na rodovia Pedro Neiva de Santana.
A organização do evento teve uma atenção especial com os romeiros e contou com a colaboração de parceiros que distribuíram água gratuitamente durante vários pontos do trajeto.

Apesar da romaria está apenas na quarta edição, já há relatos de devotos que estavam pagando promessas ou agradecendo bênçãos, como aconteceu com o autônomo Emanoel Carvalho. Ele carregou uma mochila nas costas com 24kg em agradecimento a Mãe Aparecida pela cura do filho dele de uma alergia.

A jovem Nadja esteve na romaria por outro motivo: para pedir cura ao sobrinho, de 3 anos, que está internado em São Paulo em tratamento contra um câncer.

“É uma experiência extraordinária. Isso aqui é um sonho que um grupo de pessoas sonhou e sonho que se sonha junto se torna realidade e hoje estamos vivendo isso. Este é um grande presente para nossa cidade”, disse Geovane Costa e Silva, 50 anos, que integra a comissão organizadora.

Também integrante da comissão, Antonio Newton Barbosa Santos disse que a romaria foi um momento de fé de devoção que visa fortalecer a fé na Mãe Aparecida.

Padre Raimundo Nonato Barbosa, pároco da igreja de Nossa Senhora Aparecida disse que a romaria vem crescendo todos anos e atraindo muitos devotos e romeiros da região, alguns que não conseguiram ir a Aparecida no interior paulista para o santuário maior.

A procissão começou por volta das 16h30 e terminou às 19h30 com a chegada na igreja matriz. Ao longo do percurso a procissão aumentou porque foram se juntando os fieis que integram comunidades como do Povoado Camaçari, Jardim das Oliveiras, Parque Amazonas, dentre outros. A festa superou todas as expectativas e após o encerramento teve a missa campal com dom Francisco Lima que deu benção final e renovou o convite para o ano que vem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »