MENU

19/07/2023 às 16h22min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h00min

Investir na experiência do cliente em produto digital pode aumentar conversão em até 200%

Para construir soluções digitais que vão além das telas, é preciso unir design, tecnologia, estratégia e negócios

Guilherme Freitas
Pinepr
Foto: Divulgação/Igor Silva

Melhorar a experiência do cliente no uso de produtos digitais, como sites, aplicativos e outros, pode aumentar as taxas de conversão em até 200%, segundo pesquisa feita pela Forrester Research. A partir desse dado, a Rethink, empresa que cria e repensa produtos digitais, destaca que para essas melhorias acontecerem, os clientes  precisam estar no centro do processo de desenvolvimento dos produtos digitais.

Para Jesiel Neves, Design Lead da companhia, para aprimorar  a experiência do usuário, o famoso user experience (UX), de um produto digital e, consequentemente, acelerar o negócio, os designers devem pensar na experiência do cliente sob três pontos de vista. “Temos a perspectiva de negócio, da pessoa que vai passar por essa jornada e também da viabilidade técnica. É necessário manter a balança equilibrada entre esses três pilares para retornos positivos ao negócio", explica Neves. 

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, a cada US$ 1 investido em experiência do usuário, há um retorno de US$ 100, o que equivale a um retorno de investimento (ROI) de 9.9%. Mesmo com números expressivos, os gestores precisam compreender que resultados com alto impacto vem quando áreas de produto, design e engenharia de softwares trabalham de forma conjunta. 

"A área de negócios precisa participar do processo de maneira ativa e consciente de que algumas transformações demandam uma revisão em suas estratégias. Antes de definir como será o produto digital, faz parte do nosso processo realizar uma imersão junto com o cliente para entender público, objetivos e outras informações do negócio que vão ser essenciais para o sucesso da solução digital. Quando falamos que o trabalho vai além das telas é pensando nessa estratégia que é a base para gerar valor e conectar negócios e pessoas", conclui o Design Lead da Rethink. 

Com a união entre tecnologia, design e estratégia, a Rethink tem o objetivo de acelerar o negócio dos seus clientes através de soluções digitais completas, que vão desde pesquisa e ideação até a evolução do produto digital no mercado. Assim, a companhia atende tanto organizações que já possuem soluções digitais e precisam evoluir quanto aquelas que querem iniciar esse trabalho. Hoje a Rethink atende clientes como Smiles, Comgás, Santander Esfera, Gol, GasBrasiliano e Abastece-aí. 

Sobre a Rethink:

A Rethink é uma empresa especializada na criação de produtos digitais. Fundada em 2017 em Belo Horizonte (MG), a iniciativa une tecnologia, design e estratégia para ajudar outras empresas a entregarem experiências digitais incríveis aos seus clientes. Com atuação remota e com escritórios nas cidades de Belo Horizonte e Ipatinga, em Minas Gerais, a Rethink possui um programa de formação de estagiários, que busca desenvolver jovens profissionais para trabalharem nas áreas de engenharia, design e produto. Atualmente, conta com mais de 200 colaboradores e tem entre os seus principais clientes a Smiles, Comgás, Esfera, Gol e Abastece-aí. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »