MENU

30/06/2023 às 16h21min - Atualizada em 02/07/2023 às 00h00min

5 em cada 10 empresas usarão plataformas em nuvem até 2027: como se preparar?

Deseja implementar PABX virtual na sua empresa ou conhecer mais sobre essa ferramenta? Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre o tema

SALA DA NOTÍCIA Alberto da Silva
Freepik.

Segundo o Gartner Group, empresa líder em pesquisa e aconselhamento empresarial, até o ano de 2027, 50% das empresas usarão plataformas em nuvem nas suas operações.

 

Para a pesquisa, o crescimento tecnológico das empresas deve-se pautar em três pilares, sendo eles o pioneirismo, a dimensão e a otimização.

 

Quando o assunto é telefonia, a tecnologia emergente em nuvem é o PABX virtual, que traz diversas vantagens para as empresas. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura a seguir!

 

O que é um PABX em nuvem?

 

O PABX  em nuvem é uma evolução do sistema PABX. 

 

No entanto, antes de seguir, vamos começar pela origem da sigla, pois muitos perguntam o que é um PBX/PABX.

 

O PBX vem da sigla em inglês para Private Branch Exchange (Troca de Ramais Privados), o “A” do PABX é para Troca Automática de Ramais Privados, mas também é conhecido por Central Telefônica Digital.

 

Essa central, diferente dos tipos mais comuns e antigos, oferece mais agilidade, praticidade, segurança, menor custo e não há a necessidade de um operador para transferir chamadas.

 

Com ele, além de fazer transferências externas para ramais, como um telefone comum, é possível a comunicação interna entre ramais e transferências entre eles, com maior proteção de informações, visto que não é possível “puxar” ligações por outro ramal também conectado à rede.

Diferença de PBX e PABX

 

Como o próprio nome difere um do outro, o PABX veio para ser uma evolução do PBX, automatizando o processo, e, dessa forma, descartando a necessidade de um operador para transmissão de chamadas.

 

Com PABX também é possível fazer gravações de chamadas; implementar menu interativo para quem estiver ligando poder “navegar” até obter a informação que precisava ou ser transferido para alguém que possa ajudá-lo; incluir opções de música na espera de atendimento; gerenciar o fluxo de ligações; gerar de relatórios e muito mais funções. Isso tudo o PBX não engloba.

 

Quais são os 5 tipos de PABX?

 

Os 5 tipos de PABX são: analógico, digital, VoIP, híbrido e virtual. Veja a seguir as características de cada um deles:

 

Analógico

O primeiro tipo, e, por consequência, o mais antigo e básico dos tipos de PABX, como seu nome indica. Tem a necessidade do equipamento físico, onde são conectados vários cabos e é necessária uma manutenção constante.

 

Em quesito de funcionalidades, ele é limitado, possuindo, apenas identificação de chamada, chamadas entre ramais, bloqueios de ramais, recebimento de chamadas externas, modo espera e transferências.

 

Apesar de mais simples, ainda é utilizado por muitas empresas que não necessitam de mais funcionalidades.

Digital

Trata-se do primeiro avanço do analógico e conta com algumas melhorias, como maior quantidade de ramais, limitações do tempo de chamadas, interligação com computadores, possibilidade de se conectar a linhas fixas e troncos digitais, dentre outras.

 

Houve também uma melhora considerável na qualidade das chamadas, e também menor necessidade de manutenção que seu predecessor.

 

VoIP

Esse é o modelo mais moderno que temos até o momento.

 

Ele conta com todas as funcionalidades dos anteriores, e traz novas opções poderosas, como unidade de resposta audível, reuniões por áudio, correio de voz moderno, ramal remoto, além de poder conectar-se a qualquer aparelho que possua conexão com internet.

 

Pode ser implementado em qualquer empresa e tem o diferencial de não precisar de equipamentos que ocupam espaço e cabos extensos, gerando menos gasto com equipamentos e sua manutenção.

Híbrido

O modelo híbrido nada mais é que a junção dos outros modelos citados, reunindo o melhor do analógico e digital, com o toque tecnológico que o VoIP trouxe.

 

Com ele é possível ter as linhas fixas e o sistema VoIP também permite que filias comuniquem-se de forma gratuita, seja pelo telefone fixo, ou pela internet.

Virtual

O tema de nosso artigo de hoje: esse modelo está entre os mais modernos e sofisticados do mercado.

 

Com ele não há necessidade nenhuma de instalações físicas, pois tudo pode ser feito via software, instalando em celulares, tablets e celulares.

 

Apresenta opções de videochamadas, status de presença dos integrantes, trocas instantâneas de mensagens, personalização do atendimento, entre outras.

Por que substituir o PABX tradicional?

Com base no que aprendemos até agora com os tipos de PABX, se você planeja expandir sua empresa, ou melhorar o aspecto de intercomunicação e a qualidade de atendimento aos seus clientes, vale fazer um upgrade e pensar no uso dessa tecnologia na nuvem. .

 

Adquirindo um modelo de poder tecnológico acima do que você está usando, o retorno do investimento é inegável, principalmente se o que você possui for dos menos avançados

Como funciona um PABX virtual?

Conforme vimos, o PABX virtual possui as funcionalidades do VoIP mas sem nenhuma necessidade de equipamento físico, podendo ser utilizado e gerenciado unicamente por programas.

 

O fornecedor do sistema instala, fornece acesso e configura, ficando pronto para ser utilizado: simples assim!

 

Aqui, os usuários poderão sempre se comunicar a qualquer momento, e estão sempre conectados, proporcionando, assim, fácil acesso a comunicação, seja por voz ou vídeo, compartilhamento de informações e dados, entre muitos outros benefícios.

Quanto custa para instalar o PABX?

Os preços podem variar entre as empresas que fornecem essa ferramenta, e também de modelo para modelo.

 

Você pode encontrar o modelo que sua empresa precisa, mas o mais procurado hoje em dia por empresas maiores é o Virtual.

 

Esse, temos uma média entre R$ 35,00 a R$ 50,00, por linha.

 

Note-se que preços podem mudar drasticamente dependendo das funcionalidades escolhidas para seu modelo, bem como região que reside e entre outros fatores.

Quantos ramais tem um PABX?

A resposta depende do modelo do PABX, sendo que o analógico tem o menor dos limites de ramais, entre 20 e 30, e o PABX VoIP, com maior limite, podendo chegar aos 700 ramais.

Quais os desafios de implementar um PABX virtual?

Muitas empresas se ressentem de realizar a mudança de um PABX analógico para um digital devido aos desafios. Entre os principais, pode-se mencionar:

 
  • Falta de estrutura tecnológica;

  • Internet de baixa qualidade;

  • Ausência de contratação de uma equipe de TI qualificada;

  • Resistência dos colaboradores.

 

A solução para esses problemas e o preparo adequado na implantação envolve a criação de uma cultura de inovação, que desenvolva toda a estrutura necessária no ambiente empresarial, com análise das necessidades, seleção dos provedores e planejamento da migração, além de contar com um bom suporte técnico e letramento da equipe.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »