MENU

26/06/2023 às 17h42min - Atualizada em 28/06/2023 às 00h00min

Conheça a estratégia inovadora da Andrade Gutierrez para trazer soluções do mercado para o setor de engenharia

A parceria com startups acontece desde 2018 e as soluções apresentadas já são aplicadas em obras da construtora

Luana Figueiredo
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação

A Andrade Gutierrez, empresa de construção e engenharia líder no mercado brasileiro, tem investido em inovação e na introdução de soluções tecnológicas para otimizar processos e oferecer serviços de maior qualidade aos seus clientes. O Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora, é uma das iniciativas adotadas para fomentar novas ideias e aprimorar o desempenho. 

O programa tem como objetivo trazer ferramentas inovadoras do mercado por meio de parcerias com startups, utilizando as melhores práticas de inovação aberta. Com essa abordagem, a Andrade Gutierrez pode beneficiar-se da experiência e do conhecimento especializado dos novos negócios em tecnologia, reduzir custos e trazer soluções mais eficientes e escaláveis para as suas operações. A inovação é, portanto, uma importante estratégia para a empresa se manter competitiva e se adaptar às novas demandas do mercado, mantendo sua posição de destaque.

"Na Andrade Gutierrez realizamos parcerias com startups, pois acreditamos ser uma forma ágil, eficiente e eficaz para resolver desafios. As startups possuem o conhecimento especializado e a agilidade necessária para trazer ideias inovadoras que muitas vezes não são originárias do nosso setor de engenharia e construção.”, afirma André Medina, gerente de Inovação da Andrade Gutierrez.

Entre as startups que hoje atuam nas obras da construtora está a Webdutos, que criou uma ferramenta chamada RDOWeb, aplicada em todas as obras da empresa para reduzir riscos relacionados a erros em relatórios diários de obras. Um aplicativo substitui o papel físico, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Outra solução aplicada é a da startup Mentor Construção, uma ferramenta corporativa que é usada para apontamento de produção e produtividade do campo e ajuda a reduzir o tempo gasto na coleta de informações. “Dados que antes eram coletados manualmente agora são gerenciados em um painel de gestão web em tempo real, permitindo a tomada de ações corretivas de forma ágil, o que para nós da AG é muito valioso”, explica Medina.

A solução da Magnetic Water também é uma das mais inovadoras que já passou pelo Vetor AG. A startup desenvolveu um magnetizador de água que usado na fabricação do concreto reduz o custo de fabricação do mesmo, promovendo a economia de até 4% na utilização de cimento e aditivos. Essa solução foi aplicada na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

É possível, ainda, destacar a startup Levitar, que fez uso de drones para o lançamento de cabo-guias em Linhas de Transmissão, reduzindo prazo e custos com supressão vegetal. A solução foi validada e contratada pela AG que implementou em suas obras de Linhas de Transmissão, obtendo uma redução de 68% na supressão vegetal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »