MENU

10/05/2023 às 22h15min - Atualizada em 11/05/2023 às 00h00min

Relatório da NIST destaca importância da forense digital na investigação de crimes cibernéticos

NIST destaca importância da forense digital

SALA DA NOTÍCIA / Milli Fraccaro
https://forense.io
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA/livre/https://forense.io

A forense digital tem se tornado cada vez mais importante em casos de investigação e solução de crimes cibernéticos, e um novo relatório da National Institute of Standards and Technology (NIST) traz importantes recomendações para avançar nessa área. A forense.io, uma divisão da NESS, é uma das empresas que têm trabalhado no desenvolvimento de soluções para essa área, e seus especialistas comentam sobre a importância do relatório e as tendências na área.

O relatório da NIST destaca que a forense digital tem uma base científica sólida em ciência da computação, mas também aponta desafios em relação à rápida evolução tecnológica e a necessidade de melhor compartilhamento de informações entre especialistas e laboratórios. Para Rogério Salerno, especialista em forense digital da Forense.io, a recomendação de maior compartilhamento de dados é especialmente importante para aprimorar o trabalho de investigação.

"Com a constante evolução da tecnologia e o surgimento de novas ameaças, é fundamental que haja uma maior colaboração entre os especialistas e laboratórios. Isso pode trazer benefícios importantes para o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções em forense digital", comenta Salerno.

Além disso, o relatório destaca a importância do uso de dados de referência de alta qualidade para treinamento e testes de novas ferramentas e soluções em forense digital. Para Ricardo Esper, especialista em segurança da informação e sócio da forense.io, isso é fundamental para aprimorar as soluções oferecidas pelas empresas na área.

"Ao contar com dados de referência de alta qualidade, é possível aprimorar as soluções oferecidas pelas empresas na área de forense digital e garantir que elas estejam sempre atualizadas com as últimas tendências e ameaças. Isso é fundamental para garantir um trabalho de investigação mais preciso e eficiente", afirma Esper.

Dados estatísticos também mostram a importância da forense digital para investigação de crimes cibernéticos. Segundo o FBI, o número de crimes cibernéticos nos Estados Unidos aumentou 69% entre 2019 e 2020, com prejuízos estimados em mais de US$ 4,2 bilhões. Já no Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram registrados mais de 1,4 milhão de crimes cibernéticos em 2020, um aumento de 83% em relação a 2019.

Diante desse cenário, a Forense.io tem investido em soluções de ponta em forense digital, como o uso de inteligência artificial e machine learning para análise de grandes volumes de dados. A empresa também tem apostado em soluções de treinamento e capacitação para especialistas em forense digital, como cursos e workshops especializados.

"Estamos sempre em busca de soluções inovadoras e de ponta para atender às demandas cada vez maiores na área de forense digital. Investimos em tecnologia e capacitação para garantir que nossas soluções estejam sempre atualizadas e prontas para enfrentar as ameaças mais recentes", afirma Salerno.

Com a crescente importância da forense digital, especialistas destacam a necessidade de um trabalho conjunto entre empresas, especialistas e governos para aprimorar as soluções e garantir um ambiente mais seguro na internet. Além disso, é fundamental que as empresas e governos invistam em soluções de prevenção e detecção de crimes cibernéticos, para evitar prejuízos e danos às empresas e indivíduos.

"A forense digital é uma ferramenta importante para investigar crimes cibernéticos, mas também é fundamental que haja um trabalho conjunto entre empresas, especialistas e governos para prevenir e detectar esses crimes. É preciso investir em soluções que garantam a segurança na internet e protejam os dados pessoais e empresariais", conclui Esper.

Com a evolução da tecnologia e o aumento dos crimes cibernéticos, a forense digital se torna cada vez mais importante para a investigação e solução desses casos. O relatório da NIST traz importantes recomendações para avançar nessa área, e empresas como a Forense.io têm investido em soluções de ponta para garantir um trabalho de investigação mais preciso e eficiente.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »