MENU

30/05/2022 às 19h20min - Atualizada em 30/05/2022 às 19h20min

Bispos do Maranhão participam da visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano

Da Redação
Ascom – Regional Nordeste 5 / MA
Dom Valentim Fagundes, dom Vilsom Basso, dom Valdeci e dom Elio Rama reunidos no aeroporto - Foto: Divulgação
 
Conforme explica o presidente do Regional Nordeste 5 e bispo da Diocese de Coroatá, dom Sebastião Bandeira, o objetivo dessa visita é, em primeiro lugar, prestar comunhão ao Santo Padre, além de apresentar as propostas pertinentes à Igreja no Maranhão e estar atentos às opiniões dos cardeais. “Nós iremos visitar os organismos que fazem parte da nossa Igreja, queremos partilhar nossas preocupações em relação à vida do povo, à estrutura da nossa Igreja, colocar nossas inquietações, apresentar nossas propostas e também ouvir a opinião desses cardeais que acompanham a atividade da Igreja e ajudam o papa Francisco na sua missão”, disse.

Durante a semana os bispos participarão de celebrações em algumas Basílicas importantes como a Basílica de São Pedro, junto ao túmulo do primeiro papa, na Basílica de São Paulo, onde ele foi martirizado, e também na Basílica dedicada à Nossa Senhora. Além de visitas a entidades ligadas à vida da Igreja e instituições como o Colégio Pio Brasileiro, para onde alguns padres das nossas dioceses foram enviados aos estudos.

Bençãos
“Esperamos que essa visita possa renovar em cada um de nós o nosso entusiasmo para a missão e também ser fonte de bênçãos para todo o nosso povo. Levaremos ao nosso papa Francisco o abraço de todos vocês e com certeza ele vai mandar e pedir a Deus que nos abençoe”, afirmou dom Sebastião.

Dom Valentim Fagundes, bispo de Balsas e referencial para ação missionária, participa pela primeira vez da visita e sua pauta é sobre a nova evangelização. “Tem toda uma programação que é feita com antecedência que a própria cúria romana nos envia dizendo quais os Dicastérios que vamos visitar, quais as congregações a serem visitadas no Vaticano”.

Como dom Valentim, os bispos dom Evaldo, dom Rubival, dom Jan e dom Francisco irão participar pela primeira vez da visita. Enquanto que para dom Sebastião Bandeira, dom Sebastião Duarte, dom Valdeci, dom Gilberto, dom Elio, dom Armando, dom Vilsom será a oportunidade de reencontrar o Santo Padre e mostrar-lhe os avanços pastorais desde a última visita.

Visita Ad Limina Apostolorum
Segundo o Diretório da visita ‘Ad Limina’, a visita Ad limina Apostolorum é realizada por bispos que presidem na caridade e no serviço às Igrejas particulares em todo o mundo, em comunhão com a Sé Apostólica e tem um significado preciso, ou seja, o revigoramento da própria responsabilidade de sucessores dos Apóstolos e da comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro, e a referência na visita a Roma, ao túmulo dos Santos Pedro e Paulo, pastores e colunas da Igreja Romana.

É prevista no Código de Direito Canônico nos seus cânones 399-400:
Cân 399 – § 1. O Bispo diocesano está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica.

Antes da concretização da visita, os bispos realizam três passos: 1 – Preparação Remota (preparação espiritual, a elaboração e o envio do relatório quinquenal, os contatos com o Representante Pontifício local). 2 – Preparação Próxima (acordos prévios com o departamento competente da Congregação para os Bispos para estabelecer as datas e os detalhes da visita). 3 – A Visita (peregrinação em homenagem ao túmulo dos Príncipes dos Apóstolos, o encontro com o Santo Padre, e os contatos com os Dicastérios da Cúria Romana). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »