MENU

20/01/2022 às 19h22min - Atualizada em 20/01/2022 às 19h22min

Festejo em Honra a Santa Inês será encerrado amanhã

Raimundo Primeiro
  
Iniciada em 11 de janeiro, a oitava edição do Festejo em Honra a Santa Inês será encerrada na noite desta sexta-feira, 21, com uma diversificada programação, conforme informou a O PROGRESSO, na tarde desta quinta-feira, o padre Raimundo Nonato, pároco da Paróquia de Santa Inês.

A missa de hoje será celebrada pelo padre Nonato. Na sequência, será iniciado o movimento de barracas, no pátio da Igreja, localizada na avenida dos Sabiás Laranjeiras, 2, bairro Santa Inês. As atividades serão concluídas com o “Show de Prêmios (conferir premiações no cartaz).

 

HISTÓRIA DE SANTA INÊS

SANTA INÊS tem o nome originário do grego e significa pura. Inês nasceu em Roma, no ano 304. Era de família nobre, descendente da família Cláudia. Desde pequena, foi educada na fé cristã. Foi cuidada por uma Aia, uma babá. Desde criança, demonstrou personalidade forte e decidiu consagrar sua pureza para Deus.
 

VIDA DE SANTA INÊS 

Com apenas 13 anos, já era cheia de pretendentes, por causa de sua beleza. Inês foi cobiçada por sua beleza e riqueza por um jovem romano chamado Fúlvio, que era filho de Simprônio, o prefeito de Roma. Fúlvio fez o pedido de casamento formal à família. Inês, porém, não aceitou por causa de sua consagração a Deus.

Fúlvio, indignado, denunciou Inês como cristã. E era tempo de perseguição contra os cristãos. Por isso, Inês foi presa, e, após um julgamento forjado, foi condenada a vários castigos. Os pais de Santa Inês nada puderam fazer a seu favor, pois o prefeito de Roma era superior a eles.

 

SANTA INÊS, CASTIGADA PELOS HOMENS E DEFENDIDA POR DEUS

Assim, sem poder contar com o socorro de seus pais, queriam obrigar Inês a manter aceso o fogo da deusa romana do lar e do fogo chamada Vesta, no templo dedicado à deusa. O castigo era uma maneira de obrigar Inês a renunciar a sua fé.

Mas Inês recusou-se e disse ao prefeito: “Se recusei seu filho, que é homem, como pode pensar que eu aceite prestar honras a uma estátua? Meu esposo não é desta terra (Jesus Cristo). Sou jovem, é verdade, mas a fé não se mede pelos anos e, sim, pelas obras. Deus mede a alma, não a idade.

Quanto aos deuses, podem até ficar furiosos, que eu não os temo. Meu Deus é amor”. O prefeito, irado, condenou Inês a uma pena pior: ser exposta nua num prostíbulo do circo Agnolo, em Roma, para que todos os homens a vissem. Inês pediu proteção a Deus. Então, uma luz celestial a protegeu, de forma que ninguém conseguiu se aproximar dela. Em seguida, seus cabelos cresceram rápido e protegeram seu corpo.

 

MILAGRES DE SANTA INÊS

O primeiro homem que tentou agarrar Inês nua no prostíbulo ficou cego por causa da luz que a protegia. Ao ver o homem cego, porém, Santa Inês rezou por ele, perdoou e ele pode ver novamente, convertendo-se. O homem passou a ver não uma jovem nua, mas uma filha de Deus, da qual emanava o amor de Deus, que equilibra e coloca as paixões humanas em seu devido lugar. Não obstante esse milagre, outro homem tentou violentá-la. Dessa vez, porém, um anjo do Senhor o matou. Santa Inês, mais uma vez, ficou com pena e orou a Deus. O homem ressuscitou. Por causa desses acontecimentos, no local onde foi esse prostíbulo, hoje se ergue a Basílica de Santa Inês, em Roma.
 

TORTURAS A PEQUENA SANTA INÊS

Simprônio, o prefeito de Roma, ao ver tudo isso, teve medo e passou o caso da jovem Inês para o vice-prefeito, chamado Aspásio.

Este era ainda mais cruel e mandou queimá-la. Porém as chamas nada fizeram a ela e, sim, aos os soldados, que estavam em volta. Depois disso, Santa Inês passou por vários castigos sob as ordens de Aspásio. Foi acorrentada e esticada na roda de tortura, mas nada a afetava. Inês, por sua vez, perseverava louvando a Jesus e nunca cedendo a nenhuma pressão.

 

MORTE DE SANTA INÊS  

Por fim, Aspásio, mandou cortar sua cabeça. Assim, com apenas 13 anos, ela foi morta. Foi em 21 de janeiro do ano 317. Por causa da data da sua morte, a festa de Santa Inês é realizada no dia 21 de janeiro, que celebra o dia do seu nascimento no céu.
 

ORAÇÃO A SANTA INÊS

Ó Deus, que destes à Vossa Santa Igreja, Santa Inês, como exemplo de pureza de vida, ornada de todas as virtudes, fazei que as nossas jovens encontrem nela um modelo de fé e de amor a seguir, servindo somente à Cristo e seu Reino. Por sua vida e por seus méritos, afastai os males da juventude que as rodeia; as drogas, as más companhias, o indiferentismo religioso, e todas as tentações do mal. Que Santa Inês interceda à Deus por uma juventude sadia, alegre e animada pela vida, cheia de entusiasmo pelas coisas de Deus e de esperança de um Mundo melhor. Santa Inês, rogai por nós.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...