MENU

02/12/2021 às 17h11min - Atualizada em 02/12/2021 às 17h11min

Imperatriz e Itinga recebem projeto Guarnicê Itinerante

O filme Muleque Té Doido é a atração principal do projeto

Rafael Pestana
Fundação Cultural de Imperatriz
O filme Muleque Té Doido é a atração principal do projeto - Foto: Divulgação
 
Após percorrer as cidades de Pinheiro, São Bento, Chapadinha e Timon, o projeto Guarnicê Itinerante chega à região Tocantina com as últimas apresentações feitas em Imperatriz nesta sexta-feira (3) e Itinga no sábado (4).

O Muleque Té Doido - Mais Doido Ainda é o terceiro filme da franquia de maior sucesso do cinema maranhense. A comédia dirigida por Erlanes Duarte será apresentada em Imperatriz nesta sexta-feira (3), na Beira-rio, a partir 18:30h e em Itinga no sábado (4), na Praça Ana da Penha, a partir das 18:30h. O filme é a atração principal do Guarnicê Itinerante, projeto realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
 
Além de Muleque Té Doido, serão exibidos quatro curtas-metragens da seleção 2021 do Festival Guarnicê de Cinema. Todos os filmes possuem classificação indicativa livre. O evento também promove oficinas de stop-motion, técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. 

A diretora de Assuntos Culturais da UFMA e coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara, ressalta que por onde passa o Guarnicê Itinerante fomenta o envolvimento com a cultura audiovisual. “Uma programação pensada com muito carinho para toda a família, direcionado para todas as pessoas e todas as idades. O Cinema Itinerante é realizado por meio de uma sala de cinema adaptada ao ar livre, legalizada, confortável e segura. Logo, a população pode esperar entretenimento, cultura e arte”, disse.

O Guarnicê Itinerante é fruto do Festival Guarnicê de Cinema, este ano realizado em São Luís no mês de setembro. Rosélis Câmara conta que a ideia surgiu após o sucesso do festival que exibiu quase 200 obras audiovisuais, distribuídas em mostras competitivas e virtal, e do envolvimento do público de forma presencial e virtual. “Tivemos a ideia de oportunizar mais pessoas levando o festival para municípios maranhenses. Pois entendemos que um dos papéis da universidade, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Diretoria de Assuntos Culturais, é levar a arte e a cultura para a sociedade e que estas (a arte e a cultura) têm papel pedagógico. Logo, no seu aspecto social, o festival quer possibilitar o acesso à cultura cinematográfica promovendo o acesso ao cinema àqueles que muitas vezes jamais tiveram essa experiência. Outro fator a destacar é a expansão e circulação da obra audiovisual por meio da realização dessas mostras itinerantes em municípios do Estado que aceitam acolher a proposta do projeto. Por fim, o Festival Guarnicê de Cinema, vai muito além do cinema, este é um projeto inclusivo, pois pode atingir inúmeras pessoas por dia’, salientou.

Conheça os filmes que
serão apresentados:

Mostra de curtas-metragens:
Título: As Novas Aventuras do Kaiser
Diretor: Marcos Magalhães
Duração: 11 minutos
Gênero: Animação/Infantil
Sinopse: Em visita à Biblioteca Nacional, Guilherme e Olívia acidentalmente libertam o Kaiser, primeiro personagem da animação brasileira, e agora precisam evitar que ele destrua o mundo inteiro após um século aprisionado.

Título: A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças Contra a Lixeira Furada e Capitão Sujeira 
Diretor: Beatriz Ohana
Duração: 15 minutos
Gênero: Animação/Infantil
Sinopse: Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Título: Anastácio, o vagabundo
Diretor: Jean Goldenberg-Boás
Duração: 5 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: Anastácio, mostra a vida de um vagabundo pra lá de malandro, driblando a vida difícil que ele leva, com muito humor. O filme nos retrata as situações das quais a nossa vida cotidiana nos faz refletir sobre nossas ações, questionamentos que passamos através da nossa consciência. O que podemos e não podemos fazer, o certo e o errado, e quais as consequências que isso nos traz.

Título: Murada
Diretor: Ralph Campos
Duração: 19 minutos
Gênero: Ficção/Comédia
Sinopse: Para superar o distanciamento social, Dona Odete, 60 anos, uma senhora aposentada, passa seus dias se dedicando à rádio comunitária do bairro. Quem sofre todos os dias com o barulho da rádio dela é o seu vizinho de muro, Chico, 25 anos. Ele é um ator de teatro que se mudou para Bento Ribeiro há apenas três meses e está sem perspectiva para voltar aos palcos. Os dias vão passando e mesmo isolados, esses vizinhos vão precisar resolver as suas diferenças, na tentativa de suportar a quarentena.

Mostra especial – longa metragem
Título: Muleque Té Doido – Mais Doido Ainda
Diretor: Erlanes Duarte
Duração: 95 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: O quarteto aloprado conseguiu salvar Laura do terrível vilão Zé Mucura, o chefe da gangue mais temida da cidade. Mas agora os protagonistas Erlanes, Nikima, Guide e Sorriso, correm contra o tempo para salvar Luna, a filha do povo da lua, que será sacrificada para reviver o rei Dom Sebastião e libertá-lo do encantamento que o transformou em um grande touro negro e encantado com a estrela dourada na testa. Se a ressurreição acontecer, a ilha de São Luis mergulhará nas profundezas do oceano para sempre.

Sobre o Festival Guarnicê de Cinema:
Criado em 1977, o Guarnicê é o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil. O evento é realizado anualmente em São Luís por meio da Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Guarnicê apresenta um panorama da produção audiovisual brasileira, exibindo filmes de curta e longa-metragem, além de videoclipes, reportagens e filmes publicitários. Entre os dias 17 e 24 de setembro, o Guarnicê 2021 exibiu aproximadamente 170 filmes distribuídos em 18 mostras. A programação foi acompanhada por mais de 35.000 pessoas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »