MENU

24/11/2023 às 06h23min - Atualizada em 24/11/2023 às 06h23min

MinC anuncia retomada do Edital de Literatura de Cordel

Novidade foi divulgada durante abertura do I Congresso Brasileiro de Literatura de Cordel, na manhã desta terça (21)

Ana Ligia Medeiros
Imprensa/MinC
Foto: Isabela Ramos/Imprensa MinC

  
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, foi palco, na manhã desta terça-feira (21), do lançamento do I Congresso Brasileiro de Literatura de Cordel. Durante o evento, que seguiu até o dia 23 de novembro, foi anunciada a retomada do Plano de Salvaguarda do Cordel e o lançamento, em 2024, do II Edital de Literatura de Cordel do MinC.

“Em 2024, teremos o II Edital de Literatura de Cordel do MinC com no mínimo R$ 3 milhões de investimento, e vamos realizar um encontro para construir essa minuta”, anunciou o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba. A iniciativa dialoga com as políticas implementadas pelo Governo Federal, de estímulo à formação e à leitura. Eixos que também nortearam o congresso realizado hoje, no Rio de Janeiro.

Alexandre Santini, presidente da FCRB, comemorou a participação de quatro representantes do Sistema MinC na abertura do evento. “O Congresso só se tornou possível pela parceria e união conjunta, nessa condução da nossa ministra da Cultura, Margareth Menezes. Percebemos uma diversidade do cordel negro, do cordel indígena, do cordel feminista, do LGBTQIA+, de cordéis que tratam dos temas fundamentais da atualidade. O cordel brasileiro é uma cena muito forte e diversa. Olhando para o passado, encontramos um cordel que olha para o futuro”, avaliou.

Espaço de reflexão, debate e construção de conhecimento, o Congresso deve lançar, ainda, uma carta pública com proposições voltadas para o campo, como destaca a coordenação e curadoria da iniciativa, Ana Ligia Medeiros.

Entre os compromissos anunciados durante o encontro, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass destacou as políticas de salvaguarda do patrimônio. “Que esse Congresso seja fomentador das esperanças, de dias melhores, pois o Cordel tem essa força de levar a mensagem da consciência”, finaliza.

Entrelaçada à Cultura Viva, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), Márcia Rollemberg, destacou a importância da atuação dos cordelistas na manutenção das culturas populares e tradicionais. “Estamos vivendo esse momento da realização das Conferências de Cultura e é muito bom construirmos esses espaços de escuta e de participação. Temos hoje 4.500 pontos do Cultura Viva em 1.200 municípios - e temos pontos, pontinhos e pontões que atuam com o cordel, e cito alguns deles: o Literatura de Cordel para Todos, o Academia das Letras, o Cordel com a Corda Toda, o Lira Nordestina e o União Popular pela Vida e a Academia Cordelista do Crato, Academia Paraíba de Literatura de Cordel, Com as Cordas e o Cordel, Tríade e Menino da Ceilândia, Feira de Caruaru, Casa do Cantador, Terra Vida, Terra e Arte. É uma rede ampla, articulada e muito organizada.”

Fabiano Piúba, por sua vez, fez uma fala emocionada, destacando sua origem no sertão. “Meu pai era meu sertão, que amava a literatura de cordel. Ouvia os versos de Patatia na voz do meu pai, eu tinha um pai poeta, Chico Piúba, que comprava folhetos na feira para que seus filhos lessem. Eu li muitos folhetos para Chico Piúba e para as minhas tias na Paraíba nas rodas de fogueira. O cordel é um fogo dentro de mim, a cultura popular é um fogo dentro de mim, assim como o sertão também”.

O secretário da Sefli também lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar um decreto, juntamente com o ministro da Educação, Camilo Santana, em que o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) literário será incluído em escolas e, também, em todas as bibliotecas públicas municipais, estaduais e comunitárias. Recebendo, anualmente, de forma sistematizada, acervos. A literatura de cordel está incluída na ação.

Congresso

O I Congresso Brasileiro de Literatura de Cordel é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa em associação com a Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC). Na programação, aulas espetáculo, conferências, shows, lançamento de livro, feira e exposição, com o objetivo de divulgar, proteger e promover esta expressão literária brasileira, poetas e repentistas. Todas as atividades serão abertas ao público. O evento tem transmissão online das conferências principais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »