MENU

30/11/2023 às 16h41min - Atualizada em 30/11/2023 às 16h45min

Projeto reúne em livro, filme e disco memória cultural do Maranhão dos anos 1990

''A Curva dos Noventa'' será lançado no dia 5 de dezembro, no Convento das Mercês

Da Assessoria
Felix Alberto Lima - Foto: Divulgação
 
O projeto “A curva dos Noventa – almanaque cultural do Maranhão”, criação do jornalista e poeta Felix Alberto Lima, será lançado no dia 5 de dezembro de 2023, às 18h, no Convento das Mercês. Iniciativa do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (Mavam), viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Maranhão/Secretaria Estadual de Cultura, o projeto tem patrocínio do Grupo Potiguar.

“A Curva dos Noventa” é o resgate da memória material e afetiva de uma década que deixou saudades em São Luís e em todo o Maranhão. Uma releitura de fatos relacionados à cultura e a personalidades da década de 1990, alguns deles de grande importância para a música e a cultura no Brasil. 

“A década de 1990 no Maranhão foi um período bastante fértil em criatividade e sortido de movimentos culturais e manifestações artísticas, e tudo isso pulsa ainda hoje. Quem viveu a época poderá se reencontrar com histórias fascinantes; e quem não viveu terá a chance de conhecer esse período rico na história do Maranhão em matéria de produção e criação artística”, explica Felix Lima.

Fazem parte do projeto um livro de aproximadamente 250 páginas, resultado de uma pesquisa que levou cerca de dois anos; um filme documentário de uma hora de duração; e um álbum musical com 12 faixas em formato de vinil (LP), que também estará disponível nas plataformas digitais. “É uma forma necessária de registro e valorização da criação cultural maranhense. Afinal, foi o período mais rico da música produzida no estado. Nunca se produziu tanto no campo da música, por exemplo. Experimentamos uma vasta produção de discos, de shows e da projeção de São Luís como a Capital Brasileira do Reggae; da cidade Patrimônio da Humanidade; a efervescência também nas artes plásticas, com as edições da Coletiva de Maio; a reabertura do Teatro Arthur Azevedo e produções teatrais de grande vulto, só pra citar alguns episódios memoráveis”, explica o autor do projeto. 

SERVIÇO - LANÇAMENTO
PROJETO A CURVA DOS NOVENTA – ALMANAQUE CULTURAL DO MARANHÃO
QUANDO: 5 de dezembro (terça-feira)
HORÁRIO: 18h
ONDE: No Convento das Mercês – Rua da Palma, 502, Desterro, Centro de São Luís

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »