MENU

15/03/2024 às 11h27min - Atualizada em 15/03/2024 às 11h27min

Centro Cultural Tatajuba lança mostra de artes plásticas inspirada em Imperatriz

A 'Mostra Imperatriz em Telas' tem início no dia 16 de março e é resultado da oficina de Pintura a Óleo, ministrada pelo artista plástico Tonneves.

Da Assessoria
Centro Cultural Tatajuba
Foto: Divulgação/Centro Cultural Tatajuba
    
A cidade, refletida nas 37 obras de arte que compõem a Mostra “Imperatriz em Telas” dos alunos do Centro Cultural Tatajuba, é um convite para aguçar memórias afetivas ou até mesmo viver um processo criativo de contemplação. As telas retratam o cotidiano, pessoas, lugares e a natureza, a partir de histórias pinceladas em cenários de diferentes tempos. A exposição será inaugurada no dia 16 de março, às 10h, na Galeria Sol do Centro Cultural Tatajuba, e ficará aberta ao público até maio deste ano. A entrada é gratuita.
 
Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural Tatajuba ofertou a Oficina de Pintura a Óleo, que foi ministrada pelo renomado artista plástico  Tonneves, durante o segundo semestre de 2023. Agora, os alunos-artistas, apresentam para todo o público o resultado das aulas teóricas e práticas com uma exposição inspirada em Imperatriz que incentiva o olhar artístico para o espaço em que vivemos. 
 
A arte é um instrumento para interligar o passado, presente e futuro. De acordo com Tonneves, os alunos aprenderam técnicas variadas e tiveram liberdade no fazer artístico. “Para homenagear a cidade, cada aluno-artista buscou expressar sua visão, de forma carinhosa e reflexiva. É uma autêntica demonstração de como nós, artistas plásticos, criamos com a pintura diversas dimensões de um mesmo espaço. As obras feitas pelos alunos demonstram que diante de nós já existe um fazer artístico aguçado e pronto para alçar novos voos”, comenta o artista.  

As turmas foram compostas por mulheres e homens com diferentes ocupações e faixas etárias. A descoberta e formação de novos talentos também é um marco da oficina. A aluna-artista Gianna Mônica conta o que representou a Oficina de Pintura a Óleo. “Essa experiência trouxe à minha vida uma luminosidade tão necessária, apresentando-se em uma paleta vibrante de cores, repleta de criatividade, solidariedade, descobertas e aprendizados profundos. Durante esses 90 dias, fui presenteada com momentos de grande significado, que me fizeram perceber a importância vital da arte em meu caminho, uma arte que reconstrói, regenera e, acima de tudo, empodera!”, afirmou.
 

Sobre artista plástico Tonneves 

Tonneves faz seu estilo próprio. José Antônio Neves da Silva, ou simplesmente Ton, também é conhecido por ministrar cursos e oficinas de pintura. Já comercializou suas obras para uma colecionadora do Japão e, nos anos de 1992 e 1993, conquistou o primeiro lugar no Salão de Arte Contemporânea de Imperatriz, o SACI. Em 1995, participou com cinco telas da Coletiva de Maio, realizada no Convento das Mercês em São Luís – MA. Atualmente, ele é também curador, coordenador de artes visuais e professor do Centro Cultural Tatajuba.
 

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do centro cultural, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba.

 

SERVIÇO

O que: Mostra Imperatriz em Telas, dos alunos do Centro Cultural Tatajuba
Quando:  Lançamento dia 16 de março, às 10h
Onde: Galeria Sol - Centro
Cultural Tatajuba:  Av. Getúlio Vargas, 1665, Centro - Imperatriz (MA)
Quanto: Entrada gratuita

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »