MENU

30/05/2020 às 20h54min - Atualizada em 31/05/2020 às 20h54min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

GB Edições


A banana é uma fruta rica em nutrientes e vai bem “in natura” e também em diversas preparações. Que tal Banana Chips? 

Ingredientes: 10 bananas nanicas bem verdes; óleo para fritar; sal a gosto. Preparo: Lave as bananas, sem descascá-las. Coloque água numa panela de fundo largo e leve ao fogo. Quando ferver, adicione as bananas com a casca e mantenha as frutas submersas na água fervente durante 6 minutos. Passado este tempo, retire as bananas e resfrie em água corrente. Escorra bem. Descasque as bananas e fatie bem fino usando o cortador de batatas ou manualmente. Aqueça o óleo numa frigideira e quando estiver quente adicione as fatias de banana, mexendo com cuidado. Frite até ficarem levemente douradas. Escorra em papel absorvente, polvilhe com sal e sirva a seguir.

 

Muffin de Banana é delicioso e pode ser preparado com antecedência,  servindo como acompanhamento de um café bem quentinho

Ingredientes: 1/4 xícara (chá) de leite; 1 ovo; 7 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 2/3 xícara (chá) de açúcar; 3 bananas maduras  amassadas; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo; ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio; 1 ½ colher (chá) de fermento em pó; 80 gramas de chocolate meio amargo picado. Preparo: Numa tigela, coloque o leite, ovo, essência de baunilha e a manteiga ou margarina derretida. Bata bem. Adicione o açúcar e misture bem. A seguir, junte a banana amassada. Peneire juntos a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato de sódio. Junte à mistura de ovos, sem bater, apenas misture até ficar homogêneo. Adicione o chocolate picado. Não bata a massa. Coloque a massa em forminhas de papel usadas para cupcake, deixando cerca de 0,5 cm sem massa. Leve para assar em forno pré-aquecido (180º) durante 30 minutos, ou até que espetando um palito, este saia limpo. Dica: Existem forminhas próprias para muffins. Nas lojas que comercializam produtos de confeitaria poderão ser encontradas as forminhas de muffins ou cupcake. No entanto, a boa e velha forminha de empadas também pode ser usada para este fim. Forre-as com forminhas de papel e siga a receita.
 

Ensopado

Ingredientes: 900 gramas e carne (tipo coxão mole ou patinho); 50 gramas de toucinho defumado; 25 gramas de manteiga ou margarina; meio quilo de batatas; 2 pimentões verdes; 1 pimentão vermelho; 1 dente de alho inteiro; meia cebola; 1 folha de louro; meio copo de vinho branco seco; 4 tomates grandes e bem maduros, sem peles e sem sementes, picados; 1 copo de creme de leite; óleo; sal e pimenta do reino a gosto; manjerona a gosto. Preparo: Pique em conjunto a cebola e o toucinho defumado. A seguir, refogue na manteiga ou margarina, com 2 colheres (sopa) de óleo e o dente de alho inteiro. Quando a cebola começar a amarelar, junte o pimentão verde cortado em tirinhas, a carne picada em pedaços quadradinhos iguais, sal, pimenta, louro, o pimentão vermelho bem picadinho e a manjerona. Refogue, mexendo sempre para que a carne fique dourada de todos os lados. A seguir, regue com o vinho branco seco e deixe-o evaporar por completo. Adicione então os tomates e mexa bem. Adicione água quente suficiente para cobrir a carne. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando, por aproximadamente duas horas, mexendo frequentemente e adicionando água quente, se necessário. Uma hora e meia depois de levar ao fogo, junte as batatas cortadas em pedaços, sempre verificando a quantidade de água. Poucos minutos antes de completar o cozimento, adicione o creme de leite, mexendo bem para que fique homogêneo. Sirva a seguir. Dica: Se quiser, substitua o tomate por 1 colher (sopa) de extrato de tomate diluída em um pouquinho de água quente. Ao invés de usar água quente para o cozimento, use caldo de carne diluído, neste caso, diminua a quantidade de sal.
 

Presunto Recheado com Ricota e Alcachofra

Ingredientes: 8 fatias de presunto; 3 ervas-doces; 4 alcachofras de tamanho médio; 100 gramas de ricota; 30 gramas de manteiga ou margarina; 25 gramas de queijo parmesão ralado; 1 limão; óleo; sal a gosto. Preparo: Limpe muito bem as ervas-doces. A seguir, corte-as em pequenos gomos e cozinhe-as então em um pouco de água fervente, juntando também a manteiga ou margarina indicada e uma pitada de sal. Cozinhe a alcachofra com pouquíssima água e sal, acrescentando caldo de limão e 2 colheres (sopa) de óleo. Escorra e utilize, depois, apenas as polpas das mesmas. Pique então a alcachofra juntamente com a erva-doce. Adicione a ricota e o queijo parmesão ralado, misturando tudo muito bem. Distribua o recheio nas fatias de presunto, nivele um pouco a superfície com o auxílio de uma espátula e, a seguir, enrole cada uma como se fosse um rocambole. Decore com galhinhos de salsa e sirva a seguir.
 

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...