MENU

28/06/2024 às 18h51min - Atualizada em 28/06/2024 às 19h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Prego batido

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) bateu o martelo em torno do apoio ao pré-candidato a prefeito, ex-deputado Marco Aurélio (PCdoB). Além disso, escolheu o nome que indicará para compor a chapa majoritária. A vice de Marco Aurélio será Vânia Ferreira, antiga militante do PT e dos movimentos sociais. Nas eleições 2022 ela foi candidata a deputada federal. Neste sábado haverá um encontro na residência do pré-candidato para oficialização da chapa que concorrerá à sucessão do prefeito Assis Ramos. O PT integra a Federação Partidária que tem, ainda, PCdoB e PV. Pela vontade dos diretórios municipal e estadual, o partido teria candidato próprio, inclusive definindo o nome do vereador Aurélio Gomes. Ocorre que houve articulações do PCdoB em Brasília e a direção nacional do PT rifou a pré-candidatura de Gomes, decisão tomada no início da semana passada. Houve descontentamento dos petistas locais, com alguns prometendo não subir no palanque de Marco Aurélio, mas agora “a casa está quieta e o povo dentro”, como costumava dizer o saudoso jornalista Aldeman Costa. O ex-deputado disputou a eleição municipal de 2020 e ficou em segundo lugar, perdendo para Assis Ramos por uma diferença de apenas 1.400 votos (34.253 a 32.853). Marco acredita que se naquele ano Imperatriz já tivesse 2º turno, ele teria ganho a eleição.
 

E…

Com a pré-candidatura a prefeito não vingando, o vereador Aurélio Gomes vai disputar a reeleição. Quando se lançou pré-candidato, ele teria dito que havia tomado a decisão porque não desejava mais ser vereador. Gomes está no terceiro mandato e na nominata da Federação Partidária é apontado como o mais forte.
 

Percentuais

Até 20 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos e individuais no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos. Os partidos farão convenções de 20 de julho a 5 de agosto e têm até 15 de agosto para registrar os candidatos na Justiça Eleitoral.
 

Processos 

Conforme levantamento feito pelo Congresso em Foco em consultas públicas a sites de tribunais, o deputado federal maranhense Júnior Lourenço (PL) acumula dez processos entre crimes de responsabilidade e crimes na Lei de Licitações. Sete das ações penais tramitam no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e outras três no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Os processos correspondem ao período em que Júnior foi prefeito, por dois mandatos, do município de  Miranda do Norte. Também com 10 processos aparece o deputado Gilvan da Federal (PL-ES).
 

Barulho

Para evitar perturbação do sossego dos moradores de Amarante do Maranhão, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) emitiu Recomendação para a proibição de escapamentos adulterados ou defeituosos em motocicletas no município. Os equipamentos são conhecidos como “descargas livres”. Formulado pelo promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, que responde temporariamente pela comarca, o documento foi encaminhado às Polícias Militar e Civil, Prefeitura, além de proprietários das motocicletas e oficinas de veículos. A Recomendação foi motivada por queixas sobre poluição sonora causada por condutores de motocicletas. As autoridades competentes já deveriam ter tomado a mesma decisão há muito tempo, em Imperatriz. 
Link
Leia Também »
Comentários »