MENU

26/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 26/09/2020 às 00h00min

Bastidores


Mudança 
A exemplo do que fez o prefeito Assis Ramos (DEM), o pré-candidato a prefeito Sebastião Madeira (PSDB) também resolveu trocar o companheiro de chapa. Agora terá como vice a senhora Vanessa Rocha, esposa do Pastor Alex Nunes Rocha, que havia sido indicado vice de Madeira. Há o temor de ele seja declarado inelegível por estar com um problema na Justiça Eleitoral relacionado a prestação de contas da campanha quando foi candidato a vice-prefeito de Assis Ramos, em 2016. Houve uma negligência por parte dele e do responsável pela prestação de contas, chegando a perder prazo. Poderia haver reparo, mas uma decisão seria demorada e o grupo achou prudente fazer logo a mudança. Assim, foi decidida a saída de Alex e a entrada da esposa Vanessa. O prefeito Assis Ramos trocou o vice, Franciscano Soares, pelo ex-secretário de Regularização Fundiária, Alcemir Costa, que seria candidato a vereador pelo MDB.

E…
O prefeito Assis Ramos até parece que estava adivinhando quando decidiu não manter o vice-prefeito Alex Rocha na sua chapa. A decisão causou surpresa, mas para conseguir o apoio do MDB ele teve que oferecer a vaga de vice. Daí, Alex foi rifado, com o MDB indicando Franciscano. Agora, por ele estar com problema de inelegibilidade, Assis fez a troca, colocando Alcemir Costa, servidor licenciado do TJMA, formado em História e Gestão Pública, além de estar cursando Direito. 

Imbróglio
Assinada pelo delegado estadual, advogado Antonio Torres, o PSL divulgou uma circular informando que conforme certidão do TRE-MA, a Comissão Provisória de Imperatriz estava inativa desde 21 de julho de 2020 e por essa razão não possuía a chave do acesso ao sistema eleitoral CANDEx. “Nestes termos, em que pese a temporária suspensão dos efeitos da nomeação de Nova Comissão Provisória do partido em Imperatriz registrada na Justiça Eleitoral dia 14 de setembro, reste sem efeito também a Convenção realizada dia 14 de setembro, bem como todo e qualquer ato perpetrado pela antiga Comissão Provisória desde o dia 21 de julho”.

Imbróglio II
Diz ainda a circular que  “caso persistam os efeitos da decisão proferida em 22 de setembro de 2020, o PSL não lançará  candidatos nem a prefeito nem a vereador, pois todos os atos praticados pela comissão inativa são nulos”. Diante disso, o partido alerta que “os partidários que ainda tenham interesse em lançar a sua candidatura pelo único meio cabível, qual seja, recorrer da decisão vergastada da justiça comum, devem se reportar a este Delegado de forma imediata”.  

Olha aí! 
No Brasil há 493 municípios com mais eleitores que habitantes, conforme levantamento do G1 baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e IBGE. Há dois anos eram 308. O município com maior diferença proporcional é Severiano Melo (RN), que tem 6.482 eleitores, mas somente 2.008 habitantes, conforme estimativa do IBGE. O número de eleitores equivale a 310% dos moradores. Ainda segundo o G1, no Maranhão há quatro municípios. Com menos de 10 mil habitantes, Porto Rico do Maranhão, Junco do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra e Afonso Cunha, possuem cada, uma equivalência de eleitores aptos a votar superior a 105%. Porto Rico possui um excesso de 1.077 eleitores a mais do número de habitantes, que chega a quase 6 mil, representando uma diferença de 117,08%. 
 
Será?
O ex-vereador Demar Fiim tentará voltar à Câmara este ano. Ele é pré-candidato pelo PRTB, que tem como pré-candidato a prefeito o pastor Daniel Vieira. Assim, não apoiaria o seu sobrinho, médico Daniel Fiim (Podemos), também pré-candidato a prefeito.  
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...