MENU

05/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 05/03/2022 às 00h00min

RESSACA

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão


   
Allah-la-ô-ô-ô-ô-ô-ô-, mas que calor ô-ô-ô-ô, atravessamos o deserto do Saara o sol estava quente e queimou a nossa cara.... Muito sol, muito calor, muita alegria, pouca roupa, carnaval e cerveja, muita cerveja, principalmente cerveja e outros tipos de bebidas alcoólicas e na quarta-feira de cinzas muita ressaca, mas muita mesmo, daquelas de prometer “nunca mais bebo”. KKKKKK.

Mas o que é a ressaca? Qual o seu tratamento? A sua prevenção, quais as bebidas que causam as piores ressacas? Vamos lá esclarecer ao distinto público carnavalesco de Pindorama.

A ressaca todos sabem é devido ao consumo excessivo de álcool. Para ser eliminado o álcool tem que ser metabolizado, no fígado, em ácido acético (vinagre), mas antes disso precisa ser transformado em acetaldeído que é ainda mais tóxico do que o álcool e se deposita em vários órgãos do corpo, exercendo sua toxicidade e provocando os sintomas da ressaca. Além disso, o álcool tem um efeito nos rins fazendo que mais água seja eliminada originando então a desidratação pós alcoólica, além das enormes filas nos banheiros.

O acetaldeído é o substrato responsável pela lesão hepática que evolui para a cirrose.

A ressaca é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes do consumo excessivo de álcool que incluem a dor de cabeça (cefaleia pós alcoólica), fadiga, fraqueza dores musculares, náuseas, vômitos, dor de estômago, vertigem, sensibilidade a luz, sensibilidade ao som, irritabilidade, suor e aumento da pressão arterial, esses sintomas variam de pessoa para pessoa.

E por que dos efeitos? Após a ingestão do álcool cerca de 25 % são absorvido pelo estômago, o restante vai ao intestino delgado onde é absorvido e destinado aos rins, fígado, coração e músculos, cerca de 10 % é eliminado na respiração, saliva, suor. (aqui o bafômetro te pega). O etanol tem a capacidade de atravessar a barreira encefálica e altera funções no córtex cerebral (raciocínio) e cerebelo (equilíbrio) alterando o metabolismo da dopamina, um mediador químico presente, dando a sensação inicial de alegria, felicidade etc. (resolve os problemas do mundo todo, até a guerra da Ucrânia). E no dia seguinte, neurotransmissores que captam som e luzes são inibidos (fotofobia).  A dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais causam a dor de cabeça. A sede, a boca seca são resultados da desidratação pelo efeito diurético do álcool. (ele bloqueia o hormônio antidiurético) O cansaço vem pelo acetaldeído e pelo distúrbio do sono pela desregularão do sistema glutamato glutamina cerebral que impede um sono reparador. As  náuseas e vômitos tem origem em um sistema gastrointestinal sobrecarregado com aumento da produção de suco gástrico e entérico.

E quais são as piores bebidas? Quais as que causam as piores ressacas?   Em ordem decrescente conhaque, vinho tinto, uísque, vodca, gim, cachaça, álcool puro e cerveja. As três primeiras são as que mais estimulam a formação de formaldeído, extremamente tóxico podendo provocar cegueira e morte.

Já a Vodca, o gim e a cachaça elas formam acetaldeído que agride as mucosas, provocam desidratação e dor de cabeça, mas de forma mais branda que as bebidas escuras e a cerveja por conter muita água provoca sintomas menores.

E finalmente existe algum remédio útil para a ressaca? NÃO, cientificamente não existe nenhuma comprovação, não existe essa poção mágica que cura a ressaca, a mágica é o tempo. O uso de água durante o consumo de álcool diminui os efeitos da desidratação.

Os remédios populares devem ser consumidos com cuidado, alguns causam sérios danos no fígado como o uso de paracetamol com álcool. Outros contém ácido acetil salicílico que podem causar danos do tipo sangramento gastro intestinal. Outros advogam o reuso do álcool para acelerar a recuperação cerebral, vai ter outra baita ressaca.

O tempo que resolve a VEISALGIA (termo médico para a ressaca) recuperando o sistema imunológico e cerebral ao normal, eliminado os substratos tóxicos.
O remédio não é mais chuva suor e cerveja.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »