MENU

19/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 19/01/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Fake News

Estamos em ano de eleição e a confiança em um sistema eleitoral íntegro e seguro é o primeiro passo para que o eleitor possa comparecer às urnas com tranquilidade e exercer a cidadania. Dessa forma, para que as chamadas fake news não atrapalhem esse processo e não causem dúvidas na população, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem a página Fato ou Boato. Os textos esclarecem os principais temas em discussão, de forma objetiva. Além das publicações no portal do Tribunal, são produzidas versões em vídeo no canal da Corte no YouTube, com linguagem simples para que as pessoas possam compartilhar a realidade, especialmente sobre o sistema eletrônico de votação. A iniciativa teve início com a  página Fato ou Boato, criada em outubro de 2020, por uma rede de checagem formada pelo TSE em parceria com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais e agências especializadas na checagem e análise de afirmações mentirosas sobre o tema. As principais checagens relativas às últimas eleições municipais estão disponíveis na página. Mas o TSE vem, desde 2018, desmentindo notícias falsas que surgiram durante a campanha daquele ano. 

Será?

Período de pré-campanha eleitoral e muitas especulações surgindo. Comenta-se que o prefeito de São Pedro dos Crentes e pré-candidato a governador, Lahésio Bonfim (PTB), vai renunciar ao cargo e montar base em Imperatriz. Como é o segundo maior eleitoral do estado, a estratégia é ganhar mais visibilidade e, claro, uma significativa votação na Terra do Frei. Um grupo, incluindo alguns empresários, estaria disposto a dar apoio a Bonfim na montagem de estrutura para tocar o trabalho. Consta, também, que caso não consiga sair vencedor, ele continuaria atuando em Imperatriz visando a eleição municipal de 2024. É aguardar.

E…

Também especula-se que a ex-governadora Roseana Sarney já estaria pensando, novamente, em disputar o Palácio dos Leões. Recentemente ela declarou que iria ser candidata a deputada federal. Agora já estaria recuando para tentar o governo, consta que pressionada pela Executiva estadual para evitar o esvaziamento de candidatos a deputado pelo MDB. Só que os números apresentados pelas pesquisas, embora no momento favoráveis, não lhe garantem uma vitória em 2 de outubro. Muita coisa pode acontecer até lá.  

O caminho

São cada vez mais fortes os rumores de que o vice-governador Carlos Brandão trocaria o PSDB pelo PSB, principalmente depois das declarações do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira. Ele disse em entrevista ao Correio Braziliense que as prioridades do partido são Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Acre. Mas que poderão surgir mais candidatos, citando o o Maranhão. Brandão voltou ao PSDB em março do ano passado, mas devido a questões de alianças, especialmente envolvendo o PT, está sendo forçado a deixar o ninho tucano para se filiar ao PSB, que é afinado com a sigla lulista. 

Na área

O governador Flávio Dino estará em Imperatriz, nesta quarta-feira, onde irá acompanhar a situação das famílias afetadas pelas chuvas e entregar cartões aos sorteados pela edição de Natal do Minha Casa Melhor. A solenidade de entrega será às 11h, no CE Caminho do Futuro, Parque Santa Lúcia. Serão 163 cartões, com o valor de R$ 600.

Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 51  novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 21.561 casos. A SES não informa o número de mortes até agora, em Imperatriz. Dos 30 leitos de UTI, 16 estão ocupados (53,33%) e 14 livres. Dos 36 leitos clínicos, 26 estão ocupados (72,22%) e 10 livres. Já ocorreram 10.427 mortes no estado. Novos óbitos foram confirmados nas seguintes cidades: Riachão (1), Buriti (1), Imperatriz (1), Igarapé Grande (1) e Carolina (1). 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »