MENU

27/08/2021 às 18h47min - Atualizada em 27/08/2021 às 18h47min

Guarda Municipal de Imperatriz participa de curso de Operador de Ronda Ostensiva em Palmas

Formação iniciou dia 9 de agosto e terminou na segunda-feira

Por Dema de Oliveira
Guardas municipais que chegaram até o final do curso - Foto: Divulgação/GMI
 
A Guarda Municipal participou do primeiro curso de Operador de Ronda Ostensiva (ROMU), realizado em Palmas, Tocantins. Formação iniciou no dia 02 de agosto e terminou nesta segunda-feira (23), com objetivo de capacitar os guardas a se especializarem em patrulhamento tático motorizado, que é utilizado em ações que exijam o emprego especializado de técnicas e táticas em patrulhamento, progressão, abordagem, adentramento, em primeiro atendimento a ocorrência de crise, distúrbio civil, dentre outros.

Participaram do evento onze guardas municipais, mas apenas cinco chegaram à final: Cristyan da Silva Oliveira, Gerson Pinto Bandeira, Kairo Cruz de Oliveira, Marcelo Augusto Alencar dos Santos e Mateus dos Santos Cardoso. Estes estão aptos para seguirem como Operadores de Ronda Ostensiva (ROMU).

Durante capacitação, os alunos ficaram isolados em sistema de confinamento, para atender a carga horária de 390 horas/aula, com cronograma que foi dividido em diferentes disciplinas. Curso qualificou o grupo para prestar os serviços operacionais de patrulhamento tático e urbano, adentramentos em áreas de matas, ambientes confinados, imobilização, dentre outros.

O curso foi fechado com instruções em Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (ROTAM), do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Tocantins.

“Ação é de suma importância para a instituição. Há uma necessidade futura de criação de uma força ROMU aqui em Imperatriz, cuja previsão já está na lei municipal, quando a Guarda Municipal foi criada. É importante frisar que a Prefeitura deu total apoio a todos que desejaram fazer, bancando o custo de transporte, pagamento de diárias, fornecimento de equipamentos para que conseguissem um resultado positivo, durante seu treinamento”, destacou Josenildo José Ferreira, comandante da GMI.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »