MENU

28/05/2021 às 19h11min - Atualizada em 28/05/2021 às 19h11min

Protocolo de atendimentos de urgências psiquiátricas é discutido em setores do Socorrão

Objetivo é o acolhimento e atendimento humanizado ao paciente em surto

Kalyne Cunha
Ascom/PMI
Oferta de serviços de saúde mental está pautada na humanização e acolhimento individual - Foto: Assessoria
  
Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, por meio da coordenação do Serviço de Saúde Mental (SSM) da instituição, discute protocolo  de atendimentos de urgências psiquiátricas com equipe da observação e internação (clínica médica). Objetivo é o acolhimento e atendimento humanizado ao paciente em surto psiquiátrico.

Na pauta foram abordados pontos como o protocolo de urgências psiquiátricas do hospital, encaminhamento do paciente para observação acionando o setor de saúde mental, liberação de paciente apenas após hipótese diagnóstica e descarte de causas orgânicas, não ultrapassar 12h de permanência de pacientes em observação, dentre outros.

O diretor do HMI, Vitor Pachelle, enfatiza que “as demandas de urgência psiquiátrica estão sendo analisadas para que possamos ofertar serviços mais humanizados para esse público, além do acolhimento individual ao paciente que chega em surto psiquiátrico”.

Para o coordenador do Serviço de Saúde Mental do hospital, Anjo Ribeiro Mendes, há uma força-tarefa para que os fluxos de atendimento possam ser otimizados.

“Não temos medido esforços para melhor atender os pacientes com transtornos mentais. Nosso foco é dar maior resolutividade aos serviços ofertados aos doentes psiquiátricos e para que isso aconteça, divulgamos o Protocolo de Atendimento entre equipes e setores” conclui.

As demandas encaminhadas ao plantão do hospital, são de ordem espontânea encaminhadas por outras instituições e pelo Serviço de Atendimento Móvel, SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros. Após  estabilização do paciente na unidade, ele será encaminhado para a Rede  de Saúde Mental conforme conduta médica. Como o fluxo de atendimento passa por diferentes setores é importante que os serviços de saúde mental sejam alinhados com equipes e setores do Pronto Socorro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »