MENU

22/04/2024 às 18h13min - Atualizada em 22/04/2024 às 18h30min

Fundação Cultural promove escutas públicas para elaboração de editais da Lei Paulo Gustavo

Novo modelo propõe construção mais democrática para contemplação novos projetos.

Regilson Borges
Ascom
Prefeitura de Imperatriz, Conselho Municipal de Cultura e artistas debaterão construção dos editais - Foto: Divulgação
 
A Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) realiza nesta semana escutas públicas para a elaboração de novos editais da Lei Paulo Gustavo. Os encontros acontecerão na quinta-feira (25) para o segmento do audiovisual e sexta-feira (26) para as demais áreas da cultura, na Academia Imperatrizense de Letras, Centro. A iniciativa é promovida pela FCI em conjunto com o Conselho Cultural Municipal.

Essas audiências ocorrem após o presidente da FCI, Charles de Oliveira, revogar os editais de chamament  público lançados em 2023, por meio da portaria 002. Os três editais suspensos são: nº 001/2023 - Audiovisual; 002/2023 - Premiação das demais Áreas da Cultura; e 003/2023 - Fomento.

Sobre esse novo momento para a construção dos editais, o presidente destaca que é um passo fundamental para realizar a seleção da melhor forma possível. “A escuta pública consiste em ouvir os artistas e suas propostas sobre como os editais devem ser construídos. A partir das ideias dos fazedores de cultura, iremos elaborar os editais para serem publicados em breve”, afirma Charles de Oliveira.

Para Imperatriz, a Lei Paulo Gustavo destinou R$ 1.532,317,13, para o incentivo a produção ao audiovisual que contempla produções de longa-metragem, médias-metragens, curtas-metragens, documentários, videoclipes, cinema itinerante, cineclubes, projeto de formação na área do audiovisual, e R$ 620.720,83 destinado às iniciativas das demais áreas da cultura que contempla a música, teatro, dança, cultura popular, artesanato, por exemplo.

É importante ressaltar que para contribuir com o debate dos novos editais, os interessados devem realizar a inscrição ao chegar na Academia de Letras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »