MENU

23/01/2024 às 17h56min - Atualizada em 23/01/2024 às 18h00min

Em Cidelândia, Governo do Estado entrega equipamentos do Cuidar de Todos Atenção Primária e Telemedicina

Marcos Atahualpa - Secom
Secretário Tiago Fernandes entrega equipamentos do Cuidar de Todos no município de Cidelândia - Foto: Israel Pontes
 
Em visita à Região Tocantina, nesta terça-feira (23), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou a execução do Programa Cuidar de Todos Atenção Primária e fez a entrega de equipamentos e insumos do maior programa do Governo do Estado na área da saúde, na cidade de Cidelândia.

Ao todo foram destinados 77 equipamentos, 350 tiras testes para glicosímetro, 700 lancetas para glicosímetro e 1.400 kits de saúde bucal que irão auxiliar o trabalho de sete Equipes de Saúde da Família (eSF) de sete Unidades Básicas de Saúde (UBS). E no Centro de Saúde Josias Mendes, o titular da SES fez a entrega do kit do Cuidar de Todos Telemedicina, com computador completo e câmera de videoconferência.

“A Atenção Primária é a base do Sistema Único de Saúde. A partir da melhoria do acesso a esse nível de atenção com o Programa Cuidar de Todos Atenção Primária, do Governo do Estado, vamos promover ainda mais o enfrentamento dos fatores que colocam a saúde em risco. O Cuidar de Todos Telemedicina também vai trazer para perto da comunidade especialidades médicas como cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, entre outras, em conexão com o médico que realiza a assistência na Atenção Básica”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Segundo o vice-prefeito de Cidelândia, José de Fátima Barros, a parceria estado e município fortalece a saúde do território. “É uma iniciativa que veio para fortalecer ainda mais a saúde do município, bem como dos povoados. Só temos a agradecer, pois trará impactos significativos para a cidade e região”, afirmou.

Para a secretária de saúde de Cidelândia, Maria do Socorro Costa, a adesão ao Programa Cuidar de Todos, desempenha um papel importante para o município. “A entrega dos equipamentos [Cuidar de Todos Atenção Primária] e a implantação do Telemedicina são um grande avanço para o sistema SUS. Estamos felizes e gratos, pois quem fará bom uso e quem vai ganhar é a população”, disse. 

Equipamentos - A entrega fez parte da segunda etapa de dispensação dos equipamentos. Nesta etapa, já foram distribuídos 1.056 equipamentos, 19.200 Kits de saúde bucal e 14.400 testes e lancetas para glicosímetro para os oito municípios da Unidade Regional de Saúde (URS) Açailândia.

Na região de saúde, além de Cidelândia, foram beneficiados com o programa os municípios de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

Entre os equipamentos entregues estão: Balança plataforma com estadiômetro adulto, régua antropométrica, termômetro clínico digital, antropômetro vertical portátil, glicosímetro, nebulizador, foco de luz, detector doppler de sonar fetal, aparelho de PA completo (adulto), escala de Snellen e oxímetro de dedo. Além de kit saúde bucal, tiras teste para glicosímetro e lancetas para glicosímetro.

Telemedicina - Ainda em Cidelândia, o secretário Tiago Fernandes também dialogou com as equipes eSF do Centro de Saúde Josias Mendes, uma das unidades contempladas com a dispensação equipamentos e insumos. Durante a agenda, o gestor da saúde estadual fez a entrega de kit do Cuidar de Todos Telemedicina na unidade, com computador completo e câmera de videoconferência.

Atualmente, 11 municípios distribuídos nas Unidades Regionais de Barra do Corda, Itapecuru, Rosário, Chapadinha, Viana e Açailândia já receberam kit de Telemedicina com computador completo e câmera de videoconferência para execução do projeto. A meta do Governo do Estado é também que os 217 municípios façam a adesão ao Telemedicina.

“A ordem é empoderar os municípios e proporcionar algo histórico no Maranhão que é o fortalecimento da Atenção Primária, para que possamos assistir as pessoas em suas necessidades e não só tratar doenças”, destacou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

O Cuidar de Todos Telemedicina é desenvolvido por meio do Telenordeste, uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Saúde, a Beneficência Portuguesa e os municípios. Os municípios que já receberam o kit, são: Jenipapo dos Vieiras, Barra do Corda, Belágua, Urbano Santos, Bacabeira, Santa Rita, Anapurus, Araioses, Viana, Vitória do Mearim e Cidelândia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »