MENU

11/01/2024 às 18h34min - Atualizada em 11/01/2024 às 18h45min

Governo do Tocantins cria Rota Turística da região central do Estado e institui distrito de Taquaruçu como Rota Estadual do Turismo Ecológico, Gastronômico, Cultural e de Aventura

Rotas devem estimular o desenvolvimento das atividades turísticas da região central do Estado.

Camila Rodrigues
SECOM Tocantins
Portal de entrada do Distrito de Taquaruçu, a 30 km da capital Palmas - Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins
 
O Estado do Tocantins ganhou um grande estímulo para o desenvolvimento das atividades turísticas em municípios da região central, como Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Miracema. Estes municípios passam a fazer parte da Rota Turística da Região Central do Tocantins após a publicação da Lei nº 4.329/2024, sancionada, recentemente, pelo governador Wanderlei Barbosa. O projeto é de autoria da deputada estadual Janad Valcari (PL).

De acordo com a lei, a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos na Rota da Região Central receberão o apoio dos programas oficiais voltados para o fortalecimento da regionalização do turismo.

Atrativos conhecidos dos tocantinenses como a Praça dos Girassóis, Parque Cesamar, Parque dos Povos Indígenas, Mirante do Limpão, Praias da Graciosa, do Prata, das Arnos, e Caju, além do Memorial Coluna Prestes, Catedral de Palmas, Palacinho, Ponte Fernando Henrique Cardoso, dentre outros, fazem parte dessa rota.

A famosa Catedral Nossa Senhora das Mercês, Roteiro Centro Histórico, Musel Histórico e Cultural, Ilha Porto Real e Memorial Heróis do Tocantins, em Porto Nacional também estão na rota turística, além da Praia de Luzimangues, Lagoa Azul e Praia do Âncora. Ainda no roteiro, estão as praias de Miracema (Funil, Funilin, Mirassol e Praia do Paredão), além da Praça Pedro Praxedes, Ponte Imigrantes Nordestinos e a Usina Hidrelétrica Luís Edurado Magalhães.

Quem visita a região central do Estado com certeza já passou por um desses atrativos. Sem falar nas belas e frequentadas cachoeiras de Taquaruçu, a exemplo das Cachoeiras Roncadeira, Escorrega Macaco, Arara, Bela Vista, Evilson, Bugio, Vai Quem Quer, Sambaíba, Pedra do Pedro Paulo, Tirolesa Voo do Pontal, as Praças Joaquim Maracaípe e Vereador Tarcísio Machado e a Igreja Nossa Senhora do Rosário que são um paraíso à parte no centro do Tocantins.

Rota Estadual do Turismo de Taquaruçu
O Distrito de Taquaruçu, a 30 km da capital, agora faz parte da Rota Estadual do Turismo Ecológico, Gastronômico, Cultural e de Aventura, através da Lei nº 4.340, de 27 de dezembro, também de autoria da deputada Janad Valcari.

O objetivo é desenvolver o potencial turístico regional e local; fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas; fortalecer e fomentar os setores ligados ao turismo e promover o desenvolvimento econômico local.

Situado nas encostas da serra, o Distrito é um destino para os adeptos ao ecoturismo. Um refúgio serrano, local ideal para se refrescar nas águas frias de suas inúmeras cachoeiras. Além de oferecer a prática de atividades como rapel, tirolesa e trilhas, e ainda descansar em uma de suas pousadas. Taquaruçu também se tornou um atrativo gastronômico por se destacar com uma culinária típica, que ganha notoriedade no Festival Gastronômico que acontece anualmente.

“O governador Wanderlei tem esse compromisso, de fortalecer e promover o turismo local e estadual para a valorização, inclusão e desenvolvimento. Nesse sentido, o Tocantins ganha com a promoção desses atrativos e se prepara, cada vez mais, para receber os visitantes. E é isso que nós queremos, estimular o turismo de dentro para fora, atraindo investidores e gerando mais empregos e renda para a população”, disse o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »