MENU

03/12/2023 às 20h21min - Atualizada em 03/12/2023 às 20h21min

Prefeitura de Gurupi inicia celebrações natalinas com desfile do Papai Noel e acendimento das luzes decorativas

Fernando Vieira
SECOM Gurupi
Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Gurupi/TO - A Prefeitura de Gurupi deu início às festividades natalinas com o lançamento da programação do “Natal da Esperança”, promovido por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e de Cultura e Turismo. A abertura realizada nesta sexta-feira, 01, contou com desfile do Papai Noel pelas ruas da cidade até sua chegada na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, onde uma série de atividades marcaram o início da temporada festiva.

A prefeita Josi Nunes participou de toda a programação, acompanhando de perto o desfile do Papai Noel que teve início no Parque Mutuca, percorreu a Avenida Goiás e vários bairros da cidade como Vila Nova, Aeroporto, Residencial São José, Jardim da Luz, Jardim Tocantins, Vila São José, Vila Íris, Nova Fronteira, Bela Vista, Alvoradas I e II, até chegar à Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, onde está localizada a Casa do Papai Noel para receber as crianças ao longo do mês. Após a chegada do bom velhinho, a programação prosseguiu com o acendimento das luzes natalinas com direito a contagem regressiva, iluminando toda a decoração espalhada pela cidade.

A abertura do evento também foi abrilhantada por apresentações culturais no palco externo do Mauro Cunha, com o Coral Uirapuru e a Banda Municipal Ciney Santos, que proporcionaram momentos de harmonia e espírito natalino para o público presente.

A prefeita Josi Nunes externou sua alegria com a abertura da programação, que marca o início de um período festivo repleto de magia e confraternização. “Estou muito feliz com esse momento, desde o desfile, a chegada do Papai Noel, até o acendimento das luzes e as apresentações, foi tudo preparado com muito carinho pela nossa gestão. Toda a decoração e as luzes são essenciais para que todos possam sentir a magia do Natal. Desde as Avenidas e Ruas até as praças e parques, nossa cidade está iluminada e decorada para inspirar a esperança e a alegria em cada cidadão gurupiense”, disse.


Moradores celebram a magia natalina
A decoração especial de Natal logo caiu nas graças dos gurupienses, que agradeceram e enalteceram a iniciativa. Para o gerente comercial Rodrigo Arantes, a decoração vai proporcionar bons momentos com a família. “Ficou muito bonito. Vou aproveitar muito com minha família e apreciar momentos especiais juntos”, relatou.

Carla Mendes, que é vendedora e moradora do setor Jardim Tocantins, frequenta a praça para levar os filhos para brincarem, também aprovou. “Já venho sempre com meus filhos na praça, e agora com toda essa decoração fica melhor ainda, vão se divertir bastante aqui nesses dias”, contou. Já a estudante Ana Paula Oliveira vai aproveitar para registrar belos momentos. “Com certeza vou tirar muitas fotos, guardar boas lembranças, a decoração ficou excelente”, disse.


Decoração
A decoração deste ano foi ampliada com relação aos anos anteriores, contando com vários elementos que encantaram os moradores e visitantes. Ao todo, a cidade recebeu 2 árvores de Natal de 10 metros, uma árvore de Natal de 7 metros, 2 árvores cerejeiras, 2 caixas de cerejeiras de 2 metros, Casa do Papai Noel, um presépio, 15 mil metros de mangueira de LED, 400 arabescos e 50 bonecos de Papai Noel.

Diversos pontos estratégicos da cidade foram decorados, incluindo a Avenida Goiás, Avenida S-15, Avenida Sergipe, Rua 13, Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, Parque Mutuca, Praça Santo Antônio, Praça D’Abadia, Praça da Bíblia, Praça do Sol, Praça do setor Pedroso, Praça do setor Waldir Lins, a Sede da Prefeitura na Rua 01, e o letreiro “Eu Amo Gurupi” na entrada Sul da cidade.


Fomento ao comércio local
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, enfatizou a importância da decoração natalina para impulsionar a economia local. “O ‘Natal da Esperança’, além de criar uma atmosfera de alegria e união em nossa comunidade, será um estímulo ao comércio local. Entendemos que o período de Natal é crucial para os comerciantes locais. Ao criar esse ambiente festivo, estamos incentivando as compras de final de ano, contribuindo para a movimentação econômica e fortalecendo nossa comunidade”, destacou.

Apresentações culturais
A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, acrescentou que as apresentações culturais durante a programação do Natal da Esperança serão fundamentais para reforçar o espírito natalino. “A programação cultural deste ano foi cuidadosamente elaborada para enriquecer a experiência do Natal em nossa cidade. A participação das escolas e de artistas locais está sendo fundamental para promover o envolvimento da comunidade, especialmente das crianças e jovens. Que toda a comunidade possa apreciar as apresentações aqui no Mauro Cunha e desfrutar de momentos especiais”, disse.

Programação e atrações
Ao longo de dezembro, todas as sextas-feiras e sábados até o final de semana do dia 23, contarão com a presença do Papai Noel na sua Casa instalada na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, das 19h às 21h. Nos mesmos dias, também serão realizadas apresentações artísticas com bandas regionais e escolas públicas e privadas.

Estão confirmadas as seguintes atrações:
  • Dança Impacto Urbano;
  • Apresentação de Ballet – Lago do Cisne e União (Secult);
  • Jazz Dance – Arco Íris e líderes de torcida (Secult);
  • Bailarinas francesas – Colégio COC;
  • Cantor Jefferson Alves;
  • Banda Tok Geral;
  • Rayssa Alves e Valdemiro Gomes (Secult);
  • Banda Mistura Nativa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »