MENU

16/11/2023 às 19h27min - Atualizada em 16/11/2023 às 19h45min

Rota do Queijo será lançada pelo Sebrae na região do Bico do Papagaio para fomentar turismo

Lançamento será em Augustinópolis, no dia 22 de novembro

- TO
Imprensa/SEBRAE
Foto: Divulgação
 
Augustinópolis - Considerada como a segunda maior bacia leiteira do extremo norte do Estado, o município de Augustinópolis, localizado a 512 km de Palmas, será sede da Rota do Queijo. O evento, realizado pelo Sebrae e que será oficialmente lançado no dia 22 de novembro, tem o propósito de fomentar o turismo em diversas localidades da região do Bico do Papagaio. O roteiro será realizado por meio do Famtour, uma viagem de reconhecimento para a divulgação e lançamento desse novo destino turístico.

A iniciativa ainda tem o objetivo desenvolver o turismo por meio das parcerias e capacitação de empresários e produtores rurais para produção, apresentação e venda do produto no Tocantins e outros estados.

A rota abrange diferentes opções de queijos produzidos por produtores rurais no extremo norte do Estado. No traçado inicial, ela contempla três queijarias, três propriedades rurais e 15 empresas do trade turístico em diferentes lugares. Nesta perspectiva, o turista pode buscar informações sobre o processamento dos queijos, degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer nas propriedades rurais. A iniciativa é uma ação dinâmica e a qualquer tempo novas queijarias podem ser integradas ao traçado.

Sebrae e prefeituras lançam roteiros turísticos de
Babaçulândia, Xambioá, Filadélfia e Wanderlândia


O gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, destaca que fomentar o turismo rural no Bico do Papagaio e a geração de rendas para pequenos produtores é um dos focos da instituição. Ainda segundo ele, a interação entre produtores, turistas e o trade turístico como todo, possibilita o desenvolvimento de novos negócios para a região. “O queijo, além de ser um produto com alto teor nutricional, é um patrimônio cultural que carrega em si um saber ancestral, que conecta terra, produção e mãos habilidosas de seus produtores”, enfatiza.

O gestor ainda lembra que o trabalho está sendo desenvolvido para fomentar o turismo, conforme a vocação local da região. Ele pontua que a atuação dos técnicos e consultores do Sebrae foca em projetos de melhoria da produtividade nas propriedades rurais por meio de inovação e tecnologia para a venda dos produtos.

“Através do Sebrae TEC Agro temos levado conhecimento aos empresários do campo. E o interessante é que estamos integrando o turismo com o agro. Até mesmo porque nossa bacia leiteira é muito forte e vimos nestes produtos a potencialidade de empreender e levar toda essa cadeia produtiva para os consumidores, o que gera também autoestima para estes produtores e enxerguem novas oportunidades para o que eles produzem”, aposta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »