MENU

08/11/2023 às 18h37min - Atualizada em 08/11/2023 às 18h45min

Tatajuba traz programação voltada à consciência negra evalorização cultural

Oficinas de turbantes, concursos de desenhos afro e sarau multilinguagens fazem parte das ações previstas para o mês de novembro no Centro Cultural

Assessoria do Centro Cultural Tatajuba
Foto: Divulgação
 
No mês da consciência negra no Brasil, o Centro Cultural Tatajuba traz uma programação voltada ao aprendizado e valorização das raízes ancestrais negras, com oficinas, concurso de desenho, sarau com o tema “África, mãe”. Todas as atividades contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Suzano, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

O “Tatajuba Itinerante – Dos Causos da Vovó à Educação Antirracista - Oficina e Apresentações” programado para novembro terá carga horária de 8 horas, com atividades coordenadas pela artista e educadora Eró Cunha, mulher negra, ativista social e a primeira palhaça negra de Imperatriz, a Palhaça Laranjinha.

Eró Cunha também é articuladora do XIII Concurso de Desenhos Afro. Os desenhos foram produzidos por estudantes das escolas da rede pública de Imperatriz e região tocantina ao longo do mês de outubro, com o tema “A Presença Negra e Indígena no Lugar Onde Vivo: meio ambiente, história, gênero, religiosidade, ciência, tecnologia, literatura e cultura”. A exposição vai ser aberta no dia 15 de novembro. Os trabalhos ficarão expostos na Galeria Sol do Centro Cultural Tatajuba.

No dia 13 de novembro, vai ser realizada a Oficina de Confecção de Turbantes – Símbolo da Resistência Negra, das 14h às 17h, como parte da programação da Semana Municipal da Consciência Negra de Imperatriz, com aula ministrada pela professora Simone Fonseca e uma convidada especial, a integrante do Centro de Cultura Negra de Imperatriz, Maria Luísa Rodrigues. As inscrições para as 20 vagas disponíveis vão ser feitas no local, 30 minutos antes do início da capacitação, que é destinada a quem tem mais de 14 anos. De 20 a 23, será oferecida a Oficina de Turbantes, Bonecas Abayomi e Colares como Símbolos de Resistência Negra. As inscrições podem ser feitas de 1º a 13 de novembro, por pessoas acima de 14 anos. O resultado da seleção será divulgado no dia 16.

 A terceira edição do Sarau Cultural Tatajuba também tem como foco a temática do mês e traz o tema “África, mãe”. Será um sarau multilinguagens em celebração da cultura africana através da poesia, dança, música e declarações. A curadoria é assinada por Elson Araújo. O III Sarau Cultural ocorre no dia 24, no Galpão do Centro Cultural Tatajuba, das 18h às 21h.

Culinária - Já nos dias 8, 22 e 29, será realizada a oficina de Culinária Cozinha Básica para Iniciantes, cujas inscrições acabam no dia 3 de novembro. Podem participar pessoas a partir de 18 anos. Ministrada pelo culinarista Kiko Lacerda, a capacitação trará ensinamentos básicos para quem está iniciando na cozinha, sobre o preparo de arrozes, feijões, saladas, sobremesas, lanches e massas. Já a Oficina de Culinária - Preparos com Coco ocorrerá nos dias 13, 20 e 27, também com o professor Kiko Lacerda. Quem tem mais de 18 anos pode se inscrever até dia 8 para participar da turma que vai conhecer um pouco mais sobre receitas tendo como base o coco, com técnicas de pré-preparo, desde a abertura do fruto até a extração de óleo e creme de leite e suas aplicações.

No dia 17, a oficina de culinária é sobre o preparo de biscoitos – Faça e venda, com aulas que vão desde o preparo de uma variedade de biscoitos e bolachas até estratégias de venda, passando por decoração e embalagens, formação de custos e precificação. As inscrições ficam abertas até dia 11, para aqueles com idade a partir dos 18 anos. Serão duas turmas: uma com aulas das 8h às 12h e, outra, das 14h às 18h, no Centro Cultural Tatajuba.

 Música, itinerância e empreendedorismo - Na edição de novembro do Tatajuba pela Música, Erasmo Dibell convida Zeca Tocantins para uma noite de muita música e bate-papo. O evento será no dia 10, no Centro Cultural Tatajuba, a partir das 19h. Aberta ao público, a programação é destinada a quem tem mais de 16 anos. Zeca Tocantins é cantor, compositor, poeta e produtor cultural. Ele integra a Academia Imperatrizense de Letras.

 Alunos e professores de escolas da rede pública participarão do Tatajuba Itinerante: Oficina A Arte de Contar Histórias, com a educadora e contadora de histórias Jô Santos, que vai trabalhar recursos e técnicas de contação de histórias, com atividades práticas para serem utilizadas em sala de aula com alunos, no dia 3.

O centro cultural também irá oferecer para o público atendido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) a Oficina de Artesanato – Laços, ministrada pela professora Christiane Farias, de 27 a 30 de novembro.

Encerrando as atividades do mês, será realizado o Ciclo de Oficinas – Impulsionando Jovens Empreendedores, destinado a jovens empreendedores com até 29 anos, com o apoio do Instituto Localiza, com o objetivo de fortalecer a formação e o negócio dos empreendedores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »