MENU

16/07/2023 às 18h50min - Atualizada em 16/07/2023 às 18h50min

Maior São João do Mundo encanta Timon e São José de Ribamar com cultura, identidade e turismo

Da Assessoria
Secom / MA
Arraial Regional de Timon (Foto: Brunno Carvalho)
  
O São João do Maranhão 2023, o Maior São João do Mundo, chegou às cidades de Timon e São José de Ribamar nesta sexta-feira (14). A intensa programação dos arraiais regionais, preparada pelo Governo do Maranhão, é fundamental para incentivar a cultura local, valorizar o patrimônio imaterial, impulsionar o turismo e a economia, e fortalecer a identidade regional.


Em Timon, ao oferecer momentos de lazer e entretenimento para a população, o Estado contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e orgulhosa de suas raízes culturais. De 14 a 16 de julho, dezenas de artistas locais e de outros lugares do Brasil, e grupos juninos maranhenses irão se apresentar no espaço montado no estacionamento do Cocais Shopping, com programação a partir das 18h.

Prestigiando o arraial regional, o governador Carlos Brandão reforçou a importância de checar, de perto, a geração de emprego e renda, ao mesmo tempo em que se fortalece a cultura nesta que é uma das cidades tradicionais do Maranhão.

“Eu agradeço muito pela recepção do povo de Timon. Nós lançamos o Maior São João do Mundo e ele não fica somente em São Luís. A gente escolheu quatro grandes arraiais, sendo um em Timon, outro em Imperatriz; além de Barreirinhas e Pinheiro, por serem cidades tradicionais. Mas não é só fazer os arraiais. Vim para visitar, para conversar com as pessoas e ver a geração de emprego e renda”, afirmou o governador.

O deputado estadual Rafael agradeceu a presença do governador na cidade de Timon e destacou o quão importante é a festa para a economia, para a democratização do acesso à cultura, para o beneficiamento dos artistas locais e para a preservação das práticas culturais que são passadas de geração em geração e que têm grande significado para a cultura local.

“Recebendo aqui o governador Carlos Brandão, eu agradeço por ele ter trazido o Maior São João do Mundo à cidade de Timon, que não poderia ficar de fora dessa programação. Hoje, acontece essa festa, há muitos brincantes, os bois e quadrilhas locais, comerciantes faturando, os músicos da terra aqui podendo se apresentar. Então, é um governo do povo, muito bem-vindo à nossa cidade”, pontuou o parlamentar.

Arraial de São José de Ribamar

Na cidade balneária de São José de Ribamar, o Maior São João do Mundo acontece até este sábado (15), no Parque Terezinha Jansen, a partir das 18h. A festa, preparada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), traz oportunidade para a população ribamarense apreciar uma amostra dos grupos de bumba meu boi e artistas maranhenses nesses dois dias.

Neste dia 15, estarão no parque Terezinha Jansen a dança country Espora de Prata, Cacuriá de Dona Teté, Boi de Panaquatira, Boi Tremor da Campina, Boi de Santa Fé, Boi de Ribamar e show de Thaís Moreno para encerrar a noite.

Samara Veras, que é recepcionista e moradora de São José de Ribamar, comemorou a iniciativa do governo do Maranhão em estender a festa e valorizar a cultura municipal. Para ela, entre todas as festas, a sua preferida é a que ocorre na sua cidade.

“Para mim, é algo muito importante. De certa forma, é a continuidade da cultura e a valorização das apresentações locais daqui de São José de Ribamar, como também de São Luís. Esta é uma forma de manter viva a cultura e valorizar o turismo e a economia também. Desde o ínicio, eu tenho ido a todos os arraiais, mas o que eu mais gosto é o que acontece aqui na minha cidade mesmo, não troco por nenhum outro”, afirmou a atendente.

Promover e envolver as crianças em festas culturais é uma maneira de combater o esquecimento dessas práticas, garantindo que continuem sendo transmitidas para as próximas gerações. Sarah Castro, de 10 anos, é moradora de São José de Ribamar e tem aprendido a apreciar a diversidade cultural.

“É superlegal, é muito animado, a gente vê muitas apresentações, eu brinco e vejo as pessoas dançando. É uma cultura maravilhosa, eu gosto também porque acontece próximo ao meu aniversário; então eu venho e participo para ver a cultura maranhense”, disse a estudante.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »