MENU

07/07/2023 às 18h40min - Atualizada em 07/07/2023 às 18h40min

Capital cultural do Tocantins vai festejar 285 anos de história e 162 de emancipação política

Cantor mais apaixonado do Brasil será a grande atração na noite do aniversário: Amado Batista

Da Assessoria - TO
Secom / Porto Nacional
A prefeitura de Porto Nacional celebrará os 162 anos - Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional
 
Na próxima quinta-feira, 13 de julho, uma das cidades históricas mais importantes do Tocantins estará em festa. O município de Porto Nacional vai celebrar 162 anos de emancipação política e 285 anos de história da capital da cultura tocantinense.

A programação da festa inclui inauguração de obras, bolo especial comemorativo na Praça do Centenário, shows musicais com artistas nacionais e regionais, entre outras atrações.

O cantor mais apaixonado do Brasil, Amado Batista, será a grande atração na noite do aniversário da cidade, dia 13. Veja a programação completa ao final da matéria.

Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no Telegram, Facebook, Twitter e Instagram.

 

História da cidade

A história de Porto Nacional (TO) está ligada à navegação pelo rio Tocantins e à extração de ouro que trouxe muitos garimpeiros. A mineração foi responsável pela maioria dos pequenos núcleos de habitantes que se estabeleceram na região.  A travessia de mineradores, tropeiros, mascates e viajantes era realizada em barcos do português Félix Camôa (barqueiro e primeiro morador do local), onde está o núcleo histórico de Porto Nacional.  

Os bandeirantes chegaram à região pelo sul da Província de Goiás, no final do século XVI, quando o capitão Sebastião Marinho organizou a primeira bandeira conhecida que atingiu as nascentes do rio Tocantins, por volta de 1592. Em 1723, Bartolomeu Bueno da Silva anunciou a descoberta de ouro na região e, com o início da exploração desse minério, surgiram vários povoados, entre eles Porto Real (atual Porto Nacional), em 1738. A instalação do destacamento militar encarregado da vigilância da navegação também incentivou o povoamento.

Anos mais tarde, em 1791, o cabo Thomaz de Souza Villa Real estabeleceu uma rota de comércio sul-norte e instalou um destacamento militar na região. Com a privilegiada localização entre dois povoados mineradores importantes, Pontal e Carmo, surge Porto Real, que se desenvolve com o comércio e a navegação. Em 1831, Porto Real é elevado à categoria de vila, com o nome de Vila de Porto Imperial.

Com a vinda da família real portuguesa, em 1808, para o Brasil, houve a retomada do crescimento da futura cidade de Porto Nacional. D. João VI, em 9 de março de 1809, criou a Comarca no Norte da Província de Goiás, denominada São João da Barra (atual Marabá, no Pará). Na mesma época, o desembargador Joaquim Teotônio Segurado foi designado para dirigir a comarca e desenvolver a navegação nos rios Araguaia e Tocantins. A vila se transformou em um importante entreposto comercial para os negociantes que faziam a viagem em botes pelo rio Tocantins, de Palmas até Belém do Pará e vice-versa.

No início da década de 1860, Porto Imperial havia se transformado em um importante empório comercial, com muitos comerciantes, comércio fluvial intenso com o Norte e mais de 4.000 habitantes. Em 1861, adquire o título de cidade e recebe o nome de Porto Nacional e, em 1868, Couto Magalhães fundou a Companhia de Navegação do Araguaia, com navios a vapor para desenvolver a economia do norte de Goiás (atual Estado de Tocantins).  A cidade passa a viver um período importante para a expansão de sua área construída, com a chegada, em 1886, dos primeiros religiosos da Missão Dominicana vindos da Europa que se instalam na cidade, onde constroem praças, vielas e casarões.

Confira a programação de aniversário completa:

11 a 13 de julho – Alvorada pelos bairros – Banda da Guarda Municipal
11/07 - Missa em Ação de Graças (Catedral)
12/07 - 08h às 12h – Carreata – Caravana do prefeito Ronivon- visitação e vistoria às obras de pavimentação, concluídas e em andamento.
12/07 - 19h Dia do Evangélico

Momento devocional pelo aniversário da cidade e shows regionais:
Banda Deus é Mais / Marcelo e Banda
Shows Nacionais: Jefferson e Suellen; Israel Salazar
13 de julho – Praça do Centenário
07h30 solenidade de aniversário da cidade -162 anos
Assinatura de ordens de serviço
Parque Industrial: R$ 10 milhões em emenda de bancada

Apresentações
• Coral do CMIL Francisco Pinheiro
• História de Porto Nacional ( SEMED)
• Tambores do Tocantins
Será servido um bolo especial pelos 162 anos da cidade
10h Inauguração
CRAS Imperial
Praça do CEAC
UBS Porto Real
UBS Jardim dos Ipês

Praia Porto Real
15h Três Tons de Preto
18h Everton dos Andes e Banda Pega Leve
19h Lançamento da Marca Turística de Porto Nacional- COMSAÚDE

Circuito Cultural Beira Rio
20h Paulo Freire e Luciano
23h Show com Amado Batista
01h Show com Banda Capim do Cerrado

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »